© ANCP

A Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) realiza o lançamento do primeiro sumário do Programa de Melhoramento Genético do Senepol (PAS), no qual são apresentados machos e fêmeas líderes em características economicamente importantes, como produtividade, fertilidade e carcaça dos animais participantes do programa.

Resultado de uma reunião entre criadores da raça, a ANCP e a professora Carina Ubirajara, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e também diretora Técnica da ANCP, o PAS teve início em 2017 com o objetivo de identificar e selecionar animais Senepol geneticamente superiores, além de incrementar o progresso genético de características de interesse econômico, como crescimento, reprodução, eficiência alimentar e qualidade de carcaça.

O responsável pela aproximação das três entidades foi o pecuarista Gustavo Vieira, do criatório Senepol Tufubarina. Na condição de representante de um grupo de criadores da raça, interessados em aderir a um programa de melhoramento genético diferenciado, Vieira entrou em contato com a professora Carina, que levou a demanda à ANCP.

Segundo a docente da UFU, após a apresentação dos propósitos dos criadores à ANCP, foi delineado o programa de avaliação genética, que contempla características específicas do Senepol.

“A coleta de dados baseou-se em fenótipos obtidos por meio de provas de desempenho, nas quais os lotes de manejo são estabelecidos com o intuito de minimizar as influências ambientais, permitindo comparações dentro de grupos contemporâneos bem definidos”, salienta Carina.

O banco de dados utilizado na avaliação genética foi de alta qualidade, já que as informações são provenientes de provas de desempenho monitoradas por equipes técnicas.

A professora ainda ressalta que o sumário do programa PAS é de grande importância para os criadores da raça Senepol, pois traz informações genéticas que irão auxiliar os criadores na seleção e nos acasalamentos de seus rebanhos em busca de progresso genético.

De acordo com Gustavo Vieira, o lançamento do sumário dará um norte a muitos criadores que ainda não participam de programas de melhoramento genético. “São informações geradas com muito critério e credibilidade, por gente séria, e que possibilitará, a partir de agora, a mensuração dos retornos financeiro e de desempenho”, conclui.

O Sumário pode ser conferido AQUI.


NewsPrime
(11) 2384-9882 | www.newsprime.com.br