Segunda edição do Seminário GranBatata reúne especialistas da empresa e do mercado para comentar os desafios da cultura em 2021, com transmissão gratuita e aberta ao público

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, promove nesta quinta-feira (28), a partir das 15h, o 2º Seminário GranBatata, para discutir os principais desafios e perspectivas da cultura no país. Bienal, o evento terá neste ano o formato online devido à pandemia do coronavírus e será dividido em quatro apresentações: duas mesas redondas e duas palestras com especialistas da empresa que abordarão aspectos técnicos e mercadológicos sobre a batata. A transmissão é gratuita e aberta ao público, através DESSE SITE.

“Como a Yara está inserida no mercado da batata” será o tema de abertura e terá a participação do gerente agronômico da empresa, Guilherme Schmitz. Em seguida, é a vez do pesquisador Leonardo Aquino, da Universidade Federal de Viçosa (MG), participar da mesa redonda “Manejo nutricional da batata”, junto a outros pesquisadores da companhia, Thais Souza e Franz Hippler.

A importância de uma nutrição adequada com macro e micronutrientes é fundamental para as necessidades de cada solo, época e sistema de cultivo. “Uma nutrição equilibrada é imprescindível para melhorar a qualidade da planta e a tolerância à seca, diminuir a suscetibilidade às doenças, aumentar o número de tubérculos e a produtividade”, explica Raika Borges, especialista agronômica da Yara.

No segundo bloco, o especialista João Paulo Deleo, do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior de Agricultura, Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e o gerente comercial da Yara Brasil, Vladimir Silvano, vão participar da mesa redonda “Perspectivas de Mercado”. Na oportunidade, destacarão as expectativas para 2021 e como os produtores podem se preparar para enfrentar as adversidades.

“O nosso objetivo é justamente auxiliar o agricultor frente aos desafios desse mercado. O cenário de pandemia interferiu muito nas negociações de forma geral”, explica Raika. “Vamos organizar uma mesa redonda com renomados pesquisadores para trazer informações relevantes sobre a produção no país, principalmente nas épocas mais críticas para os produtores”, completa.

Por fim, Raika Borges irá apresentar as soluções nutricionais oferecidas pela Yara que podem ajudar, principalmente, durante o período de instabilidades climáticas, como excesso de chuva ou seca nas plantações. “O programa GranBatata, desenvolvido pela Yara, ajuda a garantir a melhor qualidade do tubérculo, maximizando a produtividade e aumentando a rentabilidade do agricultor”, finaliza Borges.

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, cultiva conhecimento para alimentar o mundo e proteger o planeta de forma responsável. Para concretizar esses compromissos, desenvolve ferramentas agrícolas digitais destinadas à agricultura de precisão e trabalha em estreita colaboração com seus parceiros em toda a cadeia de valor de alimentos. Fundada na Noruega, em 1905, para resolver a emergente crise de fome na Europa, está presente no mundo todo, com mais de 17 mil colaboradores e operações em mais de 60 países, com um objetivo comum: ser a empresa de nutrição de plantas do futuro. Em 2020, a companhia passou a adotar uma nova estrutura global organizacional, com operações direcionadas para suas unidades regionais (Américas, Europa, Ásia/África), uma unidade de Plantas Globais/Excelência Operacional, e uma nova função de Farming Solutions, refletindo maior foco no cliente.

No Brasil, a Yara está presente em todos os principais polos agrícolas – são 5 unidades de produção de fertilizantes e misturadoras em mais de 20 cidades, além de 2 escritórios corporativos. Com 6,2 mil colaboradores, a empresa busca desenvolver soluções nutricionais sustentáveis para todos os perfis de produtores e culturas, colaborando com o crescimento da agricultura e o protagonismo do país no desafio de alimentar uma população mundial crescente. Desde que se instalou no Brasil, na década de 70, a Yara vem trabalhando para fomentar a produção nacional de fertilizantes, reduzindo a dependência de importação de matéria-prima e, consequentemente, o custo final dos insumos ao produtor. A companhia também fornece soluções industriais para a redução de poluentes, melhorando a qualidade do ar das cidades.


Grupo CDI – Comunicação e Marketing
(11) 3817-7910 | cdicom.com.br