R-CCS separa o leite contaminado com mastite, garantindo a produção e a segurança alimentar

Classificada como uma inflamação da glândula mamária gerada por bactérias e fungos que atingem um ou mais quartos mamários da vaca, a mastite se apresenta em dois tipos: mastite clínica e a mastite subclínica (CCS). A forma clínica da infecção é comumente identificada por meio do teste da caneca, feito diariamente e em todas as ordenhas.

Na identificação da mastite subclínica, a Contagem de Células Somáticas (CCS) é avaliada em um exame de laboratório ou testes realizados na ordenha. A CCS tem um importante papel no controle da saúde da glândula mamária de vacas de leite, uma vez que o aumento da CCS do leite é a principal causa da incidência de infecções intramámarias causadas, principalmente, por bactérias. Para auxiliar o produtor no manejo adequado e evitar desperdício, a Casa Glória Suprimentos Inteligentes traz para o mercado brasileiro o R-CCS.

O RCC-S é um separador de leite contaminado com mastite clínica e subclínica (CCS). © Casa Glória

Já utilizado em mercados como os Estados Unidos da América, Nova Zelândia, Holanda e Reino Unido, o produto é um separador de leite contaminado com mastite clínica e subclínica (CCS), hemorragias e tetos machucados, e garante que o leite sadio não tenha contato com o produto contaminado. Dessa forma, todos os tetos do animal podem ser ordenhados simultaneamente, separando os infectados para o equipamento R-CCS e aproveitando o leite dos tetos saudáveis.

“Com essa ordenha assertiva é possível garantir que o pecuarista tenha uma maior produção de leite, menores taxas de CCS no tanque, mais produtividade e menos descarte. Além disso, separar o quarto infectado ajuda a reduzir a CCS do tanque e melhorar o preço do leite nos programas de premiação”, explica Patrícia Braga, médica-veterinária da empresa +Leite Soluções Zootécnicas e consultora da Casa Glória.

O R-CCS se destaca por racionalizar a mão de obra, o tempo de ordenha e evitar a contaminação do tanque. É uma solução para os produtores que almejam por praticidade e excelência nos resultados, facilitando a tomada de ação e evitando ou diminuindo o uso de antibióticos na produção, visto que a relação entre a alta incidência de CCS do leite e a presença de resíduos de antimicrobianos pode ser danosa à saúde humana.

 

Praticidade no manejo – “O produto foi desenvolvido para ser simples, prático e eficiente. A ordenha é realizada embaixo da vaca e por ser manual tem uma instalação rápida e não atrapalha a ordenha nem a movimentação dos ordenhadores”, detalha a médica-veterinária.

“Na +Leite somos especialistas em qualidade do leite, desde nossa fundação nos dedicamos a levar ao produtor o que existe de melhor para se alcançar esse resultado. Temos também um laboratório especializado em análise de cultura para identificar os agentes causadores da mastite. Agora, com o auxílio do separador de leite R-CCS, entregamos também praticidade, pois quando identificamos um teto com mastite conseguimos realizar a ordenha simultânea sem atrapalhar a rotina mecânica da ordenha”, detalha Patrícia.

Entre as vantagens do produto está a ordenha simultânea dos tetos sadios, economia de tempo, utilização do sistema de vácuo do animal e aproveitamento da ocitocina (hormônio natural liberado durante a ordenha que tem papel fundamental para a manutenção da lactação e descida do leite), garantindo também um maior bem-estar do animal.

A Casa Glória é uma empresa dedicada a encontrar os equipamentos e insumos mais inteligentes e economicamente viáveis para os produtores de leite e corte do Brasil. O conhecimento de sua equipe está fundamentado no trabalho de campo, diretamente em fazendas, onde a experiência prática lapidou a excelente formação acadêmica nas áreas de veterinária e zootecnia. A Casa Glória entende as necessidades do homem do campo porque também é do campo, compartilha os mesmos valores e crenças e sabe muito bem como é trabalhar 7 dias por semana, sem férias, exercendo uma verdadeira vocação para produção de alimentos e divisas para o País.

Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br