A nova empresa é distribuidora de espécies nativas da Mata Atlântica produzidas no Legado das Águas e, também, de outros biomas nacionais

 

© Legado das Águas | Votorantim

O Pátio Caeté é a mais nova filial da Reservas Votorantim, empresa especializada em soluções baseadas na natureza e gestão de territórios, que faz parte do portfólio da Votorantim S.A. O empreendimento abre ao público nesta segunda-feira (7), em sua sede, localizada na Avenida José César de Oliveira, 120 (fundos), na Vila Leopoldina, em São Paulo capital.

O Caeté atende o mercado de paisagismo com o fornecimento de insumos, mudas e árvores de espécies nativas dos biomas brasileiros. A empresa, que tem curadoria e operação da Giovanna Paisagismo, também é o centro de distribuição da produção de plantas do Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, que atualmente desenvolve um trabalho pioneiro no Brasil com espécies raras e ameaçadas de extinção da flora nativa atlântica.

Do tupi-guarani, Caeté significa “mata verdadeira”. A inspiração para o nome da empresa revela o seu foco mercadológico: a valorização das belas plantas brasileiras. Para uma cidade como São Paulo, que tem nomes de ruas e bairros inspirados na fauna e flora nacionais, a empresa busca ser uma alternativa para o mercado comum que, atualmente, utiliza mais 90% de espécies estrangeiras para o paisagismo urbano.

Além de insumos, o Pátio Caeté tem capacidade para atender a diversos tipos de projetos paisagístico por reunir fornecedores de espécies dos principais biomas brasileiros, sendo inicialmente: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica e Caatinga, desde espécies frutíferas, forragem até as ornamentais. Grandes projetos, compras sob medida para projetos compactos de paisagismo, e até mesmo compras unitárias de pessoas físicas para jardins internos em apartamentos e externos, para casas, o Pátio Caeté propõe uma reconexão das pessoas de São Paulo com a beleza da Mata Atlântica.

 

Qualidade Legado das Águas – O Caeté atende a um ambicioso objetivo do Legado das Águas em levar a Mata Atlântica de volta para os centros urbanos. A empresa é a distribuidora das espécies nativas produzidas no Centro de Biodiversidade do Legado das Águas – iniciativa da Reserva que reúne a expertise das pesquisas científicas realizadas no território para a produção inteligente de plantas de espécies nativas da flora atlântica, com foco em paisagismo e reflorestamento de áreas degradas.

Código Verde © Legado das Águas | Votorantim

Para David Canassa, diretor da Reservas Votorantim, a inauguração do Caeté é um importante passo para a abertura de um mercado paisagístico que valorize a flora brasileira. “A produção no Centro de Biodiversidade do Legado das Águas está cada vez mais preparada para atender a esse mercado que já vinha aquecido por uma demanda por espécies nativas, tanto pela valorização da flora brasileira em projetos de arquitetura sustentáveis, quanto para tornar a cidade mais acolhedora, saudável e inclusiva. Com o Caeté, conseguimos ser competitivos e aproximar do público plantas que, apesar de serem de nossa Mata Atlântica, são desconhecidas da maioria das pessoas. Em termos de conceito, há um enorme valor agregado pelo Caeté ser a demonstração da brasilidade da nossa biodiversidade e o orgulho de nossas origens”, diz.

Outro diferencial das espécies produzidas no Legado das Águas é a rastreabilidade, que garante o padrão de qualidade durante todas as etapas do processo de produção das plantas. Em outras palavras, esse processo garante a produção com responsabilidade, conforme preza a legislação. As plantas recebem um QR Code. Com um celular em mãos, é possível saber toda sua história, inclusive a sua origem na floresta.

Regina de Lucca, da Giovanna Paisagismo – responsável pela operação do Caeté, explica que as plantas comercializadas também contarão com exemplares conseguidos por meio de curadoria, muitos deles raros, procedentes de viveiros e produtores de todo Brasil. “Contamos com uma rede bastante ampla de fornecedores para atender a diferentes tipos de projetos paisagísticos. O processo é feito com cuidado e qualidade para trazer espécies que tragam benefícios ambientais e econômicos, sendo uma alternativa viável e atrativa ao mercado de paisagismo. O fornecimento de espécies nativas sempre foi um desafio, e com o Caeté, conseguimos atender a essa demanda”, finaliza.

Serviço

Para adquirir as plantas do Caeté, basta acessar AQUI!

O Pátio Caeté está localizado na Av. José César de Oliveira, 120 (fundos), na Vila Leopoldina, em São Paulo.

O horário de funcionamento é as 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.

O atendimento também é feito pelo e-mail [email protected]

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.


FleishmanHillard Brasil
+55 11 3185-9951 | fleishman.com.br