Resultado representa um crescimento de 36.6% em relação ao mesmo período de 2019

O setor de amendoim in natura teve um resultado positivo em sua balança comercial no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Dados da ComexStat mostram um resultado superavitário de US$ 246.7 milhões. O valor representa um crescimento de 36.6% em relação a 2019.

Para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), que representa 62% do mercado de amendoim, os dados mostram que a confiança do mercado internacional no produto brasileiro, que sempre se destacou pela sua qualidade, cresceu mesmo em período de crise. “Durante este ano atípico, a pandemia do coronavírus teve um impacto significativo no setor, porém mesmo com este cenário conseguimos aumentar as nossas exportações”, conta Ubiracy Fonsêca, presidente da ABICAB.

O resultado está de acordo com o previsto pelo setor após o final da colheita da safra 2019/2020. Além disso, o bom desempenho se dá também pelo crescimento do total de área plantada, que neste ano superou os 200 mil hectares, de acordo com dados do Instituto Agronômico (IAC), do governo do Estado de São Paulo, assegurando o atendimento de demanda crescente no país e nos seus principais mercados no exterior.

Quanto ao setor de amendoim processado, os dados da ComexStat mostram um superávit de US$ 6,4 milhões no acumulado do ano até setembro. Porém se comparado ao mesmo período de 2019, houve uma queda de 26,17% na balança comercial do setor.’

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R﹩ 28 bilhões e gera mais de 37 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes setores, bem como o consumo responsável dos produtos.

JeffreyGroup
(11) 3185-0816 | jeffreygroup.com/br