A Fazenda de Lúpulo Santa Catarina é destinada ao cultivo do ingrediente essencial na produção da cerveja e beneficiará diretamente agricultores locais com doação de mudas e suporte técnico para implementação e manejo da lavoura, além de acesso à estrutura de processamento

O projeto de incentivo à cultura de lúpulo da Ambev em Lages, na Serra Catarinense, chega à sua segunda fase. O viveiro para cultivo do ingrediente essencial na produção das cervejas, que se desenvolve favoravelmente em climas frios com alta incidência solar, acaba de ser concluído e terá capacidade de produção de 60 mil mudas por ano na etapa inicial para serem doadas a agricultores familiares da região.

Além do viveiro, a Fazenda de Lúpulo Santa Catarina conta com uma lavoura experimental de 1 hectare, com as variedades Chinook, Cascade, Comet e Nugget, destinada a testes de manejo. Já a terceira fase do projeto, prevista para dezembro, envolve a construção de uma planta piloto para o processamento de lúpulo, onde as plantas fornecidas pelos produtores serão beneficiadas e transformadas em pellets prontos para uso.

“Estamos dando mais um importante passo para fomentar a produção de lúpulo no Brasil, já que importamos o ingrediente, expandindo nosso apoio para além da doação das mudas e acesso ao viveiro. Os pequenos produtores, futuramente, irão receber todo suporte sobre técnicas de excelência de cultivo de lúpulo, dadas as condições de clima e solo do país”, explica a Gerente da Cervejaria Ambev de Santa Catarina, Aline Trindade.

A primeira colheita do lúpulo brasileiro da Ambev foi destinada também à produção de uma edição limitada de cerveja do estilo Hop Lager, sendo essa a primeira produzida com lúpulo nacional em escala industrial. A Green Belly, como foi batizada, contrasta o amargor do lúpulo com o dulçor do malte e foi comercializada pela cervejaria Lohn Bier, microcervejaria parceira da ZX Ventures, o braço de inovação da Ambev. “Devido ao grande sucesso, o produto esgotou rapidamente, de forma que já estamos planejando uma nova edição da Green Belly”, comenta Richard Westphal Brighenti, fundador da cervejaria.

O projeto ganhou forma em março de 2020 e tem como principal missão incentivar a produção de lúpulo para atender ao mercado nacional cervejeiro de forma mais significativa e visando o desenvolvimento da agricultura local, a partir da troca de conhecimento entre pequenos produtores, a comunidade e a Ambev. Cerca de 500 famílias deverão ser beneficiadas pelo programa nos próximos cinco anos.


Loures Consultoria
11 2391-5005 | loures.com.br