A Semana da Citricultura e a Expocitros serão realizadas de 24 a 27 de maio de 2021, em Cordeirópolis, interior paulista, no Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Este ano, a maior feira de tecnologia e negócio citrícolas da América Latina foi cancelada em decorrência da pandemia da Covid-19. O evento estava programado para ocorrer de 1 a 4 de junho de 2020.

Medidas do Governo Estadual, anunciadas recentemente sobre o plano gradual de reabertura de atividades em São Paulo durante a pandemia, colocaram a realização de eventos que geram aglomeração na Fase 5 de modulação. Nesse cenário, a coordenação da Semana da Citricultura e da Expocitros, em estreita colaboração com o setor citrícola, direciona as ações para preservar o protagonismo desses dois eventos que são realizados há quatro décadas, ininterruptamente.

“Este ano, com base no acompanhamento das informações oficiais sobre a progressão da pandemia e os cuidados com a saúde da população brasileira, fez-se necessário o adiamento da sua realização, mas em 2021 estaremos juntos novamente, maiores e melhores”, diz o diretor do Centro de Citricultura do IAC, Dirceu de Mattos Junior.

A Semana da Citricultura e a Expocitros reúnem, anualmente, cerca de 50 expositores de diferentes áreas da cadeia de produção citrícola, que atuam nos segmentos de citros de mesa e de indústria, nas áreas de serviços e produtos, incluindo assessoria e consultoria, máquinas, insumos e embalagens, entre outros.

A programação, com caráter técnico-científica, é definida em consonância com consulta ao setor. “Identificamos os temas mais importantes no ano e debatemos sobre inovação, tecnologia, manejo, variedades, nutrição, sustentabilidade, fitossanidade e economia; abordamos muito do que o setor está discutindo no momento”, diz Mattos.

Em busca dessas informações e conhecimentos, a Semana da Citricultura e a Expocitros atraem um público amplo, composto por citricultores, administradores de propriedades citrícolas, agrônomos, técnicos, gerentes de empresas, estudantes e formadores de opinião. Cerca de seis mil visitantes comparecem durante os quatro dias de eventos.


Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo