O programa está com as inscrições abertas até agosto e agora abrange quatro plantas frigoríficas de diferentes estados brasileiros

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, em parceria com a Phibro Animal Health e Biogénesis Bagó, lança a segunda edição do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC). Nesta edição, participarão pecuaristas parceiros da Minerva Foods que abatem nas unidades de Araguaína/TO, Palmeiras de Goiás/GO, José Bonifácio/SP e Mirassol D´Oeste/MT. As inscrições se iniciam neste mês e estão abertas até agosto, período paralelo às avaliações dos animais. Os interessados podem se inscrever pelo site do programa.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para que a pecuária brasileira alcance um novo patamar de eficiência por meio da disseminação de boas práticas, integração dos vários elos da cadeia produtiva e apoio aos pecuaristas para produzir mais e melhor.

O diretor de compra de gado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, comenta que essa “é uma forma de compartilharmos conhecimento técnico com nossos parceiros, bem como novas tecnologias. Com o mercado cada vez mais exigente e com um perfil de consumidor que vem mudando com o decorrer dos anos, é preciso aprimorar a criação a cada dia e o pecuarista tem papel fundamental nessa entrega de qualidade. Mas nós, da indústria, também temos a missão de instruir o que tem que ser produzido e remunerar de forma adequada. É com esse intuito que criamos o PEC. Com base nos aprendizados e diagnóstico da primeira edição, vamos eliminando os gaps identificados a cada ano”.

A decisão de estender o programa para outros municípios foi também em função dos ótimos resultados obtidos com a primeira edição realizada em Araguaína e Palmeiras de Goiás, que superou expectativas com mais de 200 produtores participantes e quase 100 mil animais avaliados. Para a segunda edição, as expectativas são de 600 pecuaristas inscritos e aproximadamente 300 mil bovinos abatidos.

“Com o sucesso da primeira edição, nossa expectativa é que o programa cresça e possa levar mais conhecimento a um maior número de pecuaristas. Coletamos muitas informações, que nos mostram o atual estágio da pecuária. Continuaremos trabalhando na disseminação de boas práticas, sempre com a integração dos vários elos da cadeia produtiva – criadores, indústria da carne, indústria de insumos e pesquisa. Nosso objetivo é reconhecer o trabalho daqueles que procuram por máxima eficiência na produção de carne e dar-lhes visibilidade para que sirvam de exemplo para aqueles que estão na busca desse objetivo”, assinala Mauricio Graziani, presidente da Phibro Animal Health no Brasil.

O PEC visa produzir, hoje, o boi do amanhã. Para isso, os critérios avaliados são a constância de oferta; menor idade animal; excelente acabamento de gordura; carcaça uniforme; bom peso ao abate; padronização do lote; e pH adequado da carne.

“A Biogénesis Bagó Saúde Animal entra como parceira do PEC por acreditar que a sanidade e o bem-estar animal são pilares importantes na busca por um produto final bem acabado e padronizado. Todos os nossos profissionais veterinários e zootecnistas estarão a campo auxiliando os pecuaristas a produzirem cada vez mais e melhor para termos um Brasil pecuário cada vez maior e melhor”, ressalta Marcelo Bulman, diretor presidente da Biogénesis Bagó Brasil.

Não só o nível de qualidade vem subindo, mas também as exigências referentes ao bem-estar animal, à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Nesses quesitos a Minerva Foods também mantém a régua elevada, já que é a única empresa do setor atualmente financiada pela IFC, do Grupo Banco Mundial, que apoia o seu compromisso com a sustentabilidade e sua liderança no gerenciamento das questões socioambientais em sua cadeia produtiva. A Companhia já faz parte das mesas regionais dos países em que atua, entre eles o Brasil, o Paraguai, a Argentina e a Colômbia. Suas unidades são ainda certificadas pela PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization) para melhores práticas de manejo e bem-estar animal.

As compras de gado realizadas pela Minerva Foods no Bioma Amazônia, assim como em outros biomas, são 100% feitas em fazendas monitoradas, o que assegura que todos os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais. Atualmente, a Empresa monitora por conta própria mais de 8.000 fornecedores no bioma Amazônia, compreendendo uma área total de mais de 9 milhões de hectares, uma região equivalente ao território de Portugal.

Inscrições até agosto pelo site: www.minervafoods.com/pec

A Biogénesis Bagó é uma empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, e comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa produtos e serviços veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países da América Latina, China e Ásia.

Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México, Uruguai e Asia, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP).

A empresa é a maior provedora de vacinas antiaftosa do continente, tanto que três em cada 10 vacinas antiaftosa aplicadas na América são produzidas pela Biogénesis Bagó. A capacidade anual de produção da empresa é de 200 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa, 30 milhões de doses de vacina antirrábica e 100 milhões de doses de vacinas combinadas.

Em 2014, 2016 e 2018 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina.


A Minerva Foods é a líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. A Companhia possui, atualmente, capacidade diária de abate de 26.380 cabeças de gado e de desossa equivalentes a 27.966 cabeças de gado.

Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia e no Chile, por meio de sua subsidiária Athena Foods, empresa que nasceu líder no mercado global de exportação de carnes bovinas da América do Sul para o mundo. A Minerva Foods, junto à Athena Foods, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 25 plantas de abate e desossa, 15 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento. Nos últimos doze meses findos em 30 de setembro de 2019, a Companhia apresentou uma receita bruta de vendas de R$ 18 bilhões, 9% acima da receita bruta do mesmo período de 2018.


Phibro é uma empresa global em saúde e nutrição animal, dedicada ao atendimento da crescente demanda mundial por proteína animal. A empresa possui mais 1.400 apresentações de produtos, está presente em mais 65 países e tem orgulho de ser parceiro de confiança para produtores, nutricionistas e veterinários, oferecendo soluções inovadoras e serviços de qualidade para produzir alimentos saudáveis e acessíveis.

Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | attualecomunicacao.com.br