Evento com discussões sobre a pesquisa e o desenvolvimento dos sistemas de produção das culturas é realizado há mais de 50 anos pela Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale

Nesta semana, Passo Fundo (RS) é sede de dois dos principais eventos da pesquisa e inovação do trigo do Brasil. A programação inicia no dia 2 julho com palestras e painéis no Fórum Nacional do Trigo e segue com apresentações de trabalhos e discussões científicas nos dias 3 e 4 de julho, com a 13ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale (RCBPTT). Em 2019, a Comissão completa 51 anos da primeira edição da Reunião.

Segundo o presidente da Comissão organizadora da 13ª RCBPTT, André Cunha Rosa, o objetivo dos eventos é promover a geração e a difusão de conhecimentos e de tecnologias para a cadeia produtiva do trigo e do triticale. A expectativa nesta edição é reunir cerca de 300 pesquisadores, professores, acadêmicos, profissionais do agronegócio, produtores de sementes, agricultores, cerealistas e moinhos. Os eventos acontecem no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (FEAC) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta 13ª edição, a promoção é da Biotrigo Genética, com o patrocínio das empresas Basf, Syngenta, Bayer, Coamo, Granotec, Agrária, Apasem, FMC e apoio da Embrapa Trigo.

A viabilidade, o rendimento, a rentabilidade e os desafios da cultura do trigo são o foco da palestra de abertura do Fórum. O pesquisador do setor de Economia Rural da Fundação ABC, Cláudio Kapp Júnior vai apresentar uma pesquisa que analisou 24 safras de trigo nos estados do Paraná e São Paulo. As doenças que desafiam a pesquisa, produtores, cerealistas, moinhos e a indústria do trigo, a Giberela e o Mosaico, serão temas de painel e de palestra. E ainda acontece um debate sobre as Perspectivas do trigo: passado, presente e futuro, com a palestra do diretor da Biotrigo Genética, Ottoni Rosa Filho, que vai trazer um panorama sob uma perspectiva global, das inovações tecnológicas que estão mais próximas do triticultor, como HB4, Clearfield e Heathsense.

Após o Seminário e entre os dias 3 e 4 de julho, a Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale se reúne em subcomissões técnicas para apresentar e analisar as pesquisas e os resultados em cada área de pesquisa: Ecologia, Fisiologia e Práticas Culturais; Fitopatologia; Entomologia; Melhoramento, Aptidão Industrial e Sementes; Solos e Nutrição Vegetal e Transferência de Tecnologia e Socioeconomia. Em 2019, a Comissão completa 51 anos da primeira edição da Reunião, realizada em abril de 1969, na cidade de Pelotas e desde o final da década de 80 os estudos servem como base para publicação do livro “Informações Técnicas para Trigo e Triticale”. A publicação, com medidas de manejo para controle de doenças e altas produtividades e novas variedades aptas para cultivo, é distribuída gratuitamente para toda a cadeia com as orientações sempre para a próxima safra. Clique para mais informações sobre o evento.

Perspectivas para safra de trigo 2019 – Segundo a Conab, a safra de trigo do Brasil poderá ter leve crescimento de 0,86 por cento neste ano na comparação com 2018, para 5.474 milhões de toneladas, apesar de uma redução de 3,3% na área plantada, uma vez que há expectativa de aumento 4,4% das produtividades.

Nos estados triticultores do Sudeste (SP e MS) e Centro Oeste (MG, GO e DF), que representam 12,4% da produção nacional da cultura do trigo, a cultura ocupa em 2019 cerca de 220 mil hectares, com um aumento de 13% na área semeada em relação a 2018 e uma perspectiva de crescimento de 26% na produção.

Para o Rio Grande do Sul, segundo maior produtor brasileiro de trigo (35% da produção), a produção é estimada em 1,8 milhão de toneladas em 681 mil hectares. Segundo a Emater, 73% da área prevista para esta safra já foi plantada. Na regional de Passo Fundo (6,7% da área do Estado), que engloba os Coredes Produção, Noroeste e Alto Jacuí, o plantio chegou a 25% da área na última semana.

No Paraná, estado maior produtor de trigo (50% do total), a área total é de 1 milhão de hectares nessa safra. Com previsão de inverno dentro da normalidade, a expectativa é de uma produção de 2,8 milhões de toneladas. A previsão, apontada pelo Departamento de Economia Rural do PR, é melhor do que no ano passado. O plantio de trigo caminha para seus momentos finais no Paraná, tendo atingido na semana passada 91% da área estimada.

 

Homenagens – Por suas contribuições à pesquisa e ao desenvolvimento da cultura do trigo no Brasil, a doutora em genética evolutiva, com pós doc em genética agronômica, Maria Irene Baggio, e o agrônomo, pesquisador e mestre em agronomia na área de entomologia, Dirceu Gassen (in memorian), são os homenageados desta edição.

Programação:

Fórum Nacional do Trigo 2019: Dia 2 de Julho – Terça-Feira | Local: FEAC/UPF

  • 8h – Inscrições e recepção
  • 9h – Solenidade de abertura
  • 9h30 – Palestra: Trigo, valeu a pena? Uma abordagem metodologica e financeira em 24 safras – Cláudio Kapp Júnior (Fundação ABC)
  • 10h – Intervalo
  • 10h30 – Painel de Giberela – Paulo Kuhnem (Biotrigo Genética), Casiane Salete Tibola – Embrapa Trigo e Kênia Meneguzzi (Biotrigo Genética)
  • 12h – Intervalo
  • 14h – Painel Técnico: Perspectivas do Trigo: passado, presente e futuro – Ottoni Rosa Filho (Biotrigo), Sérgio Schneider, Lucas Simas (COAMO), Auleeber Santos (Lagoa Bonita Sementes) e Eduardo Elias Abrahim (Presidente da ATRIEMG)
  • 16h – Intervalo
  • 16h30 – Homenagens da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale para o pesquisador Dirceu Gassen (in memorian) e para a geneticista Maria Irene Baggio (Embrapa)
  • 16h40 – Palestra: Mosaico do Trigo – Douglas Lau (Embrapa Trigo)
  • 18h – Encerramento

13ª RCBPTT:

3 de Julho de 2019 – Quarta-Feira | Local: Faculdade de Economia e Administração (FEAC)/ UPF

  • 8h – Recepção e entrega de material
  • 9h – Cerimônia de Abertura da Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale
  • 10h – Instalação das subcomissões
  • 10h10 – Intervalo e visitação de posters de trabalhos
  • 10h50 – Reuniões paralelas das subcomissões
  • 12h – Intervalo
  • 14h – Reuniões paralelas das subcomissões
  • 15h45 – Intervalo e visitação de posters de trabalhos
  • 16h30 – Reuniões paralelas das subcomissões
  • 19h – Encerramento

4 de Julho de 2019 – Quinta-Feira | Local: Faculdade de Economia e Administração (FEAC)/ UPF

  • 8h30 – Sessão Plenária Final
  • 9h45 – Intervalo
  • 10h15 –Sessão Plenária Final
  • 13h – Encerramento

Fundada em 2008, a Biotrigo Genética é uma empresa brasileira que traz na bagagem um programa de melhoramento genético com mais de duas décadas e vêm incorporando as mais modernas tecnologias às cultivares Biotrigo (TBIO), com o objetivo de levar qualidade, tecnologia, segurança e maiores rendimentos ao produtor e a toda cadeia. Localizada em Passo Fundo, região Norte do Rio Grande do Sul, e com filial em Campo Mourão, no Paraná, a empresa atende a diversos estados do território brasileiro, além de exportar tecnologia para países do Mercosul e América do Norte. Atualmente, é detentora de aproximadamente 70% de market no Brasil.


Assessoria de Imprensa Biotrigo Genética
(54) 3327-2002 | www.biotrigo.com.br