De acordo com o Código Mundial Anti-Doping (WADA – World Anti-Doping Agency), o programa anti-doping visa preservar os valores intrínsecos característicos do esporte, como ética, “fair play”, honestidade, saúde, excelência no rendimento, caráter e educação, entre outros. A Vetoquinol Saúde Animal recomenda atenção dos criadores a métodos e produtos ilegais. E destaca que há no mercado soluções doping free, que contribuem para o bom desempenho dos animais e não infringem a legislação.

“Além de serem prejudiciais aos animais, as soluções dopantes mascaram o potencial atlético do cavalo, seja na forma física, claudicação ou doenças. Ou seja, o animal é submetido a um esforço muito grande e o efeito do agente ilícito mascara os sintomas do problema. Isso significa que ele pode vir a sofrer graves lesões e/ou outro problema mais sério, que o impossibilite de praticar atividades esportivas, comprometendo sua qualidade de vida”, alerta Antonio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal, proprietária de Equistro®, linha doping free e líder mundial em suplementação nutricional para equinos.

Do mesmo modo que com atletas humanos, as amostras de urina dos equinos são colhidas antes ou após as competições e enviadas a laboratórios autorizados para análise. Na ausência de amostra de urina voluntária, também é possível retirar amostra de sangue do animal. Antonio Coutinho informa que o doping envolve várias penalidades. A Associação Brasileira da raça Quarto de Milha, por exemplo, penaliza o animal dopado com a perda de todas as classificações e premiações recebidas no evento, inclusive troféus e fivelas. As penalidades variam de acordo com o grupo de substâncias dopantes, sendo aplicada multa e suspensão do cavalo, competidor e/ou treinador por 30 a 180 dias.

“Vários fatores contribuem para um animal ser campeão. Além do desempenho superior, ele precisa ser saudável, ter ótima qualidade de vida. Primeiramente, é essencial a boa alimentação, com ração de qualidade adequada à sua atividade e peso, capim ou feno de ótima qualidade e à vontade, água também de ótima qualidade, suplemento Equistro® adequado à atividade e na quantidade indicada de acordo com sua idade e peso. Além disso, atividade esportiva com acompanhamento de um profissional, exames regulares e um médico veterinário para acompanhá-lo em todas as fases de sua vida”, recomenta o gerente de produtos para equinos da Vetoquinol.

A linha Equistro®, da Vetoquinol, é doping free, reconhecida e aprovada pela Federação Equestre Internacional (FEI), além de ser patrocinadora da seleção olímpica francesa de equitação desde 2014. O Programa Equistro Clean Sport é extensão natural da garantia de boas práticas da Vetoquinol para sua linha de suplementos para animais de esporte e trabalho. Equistro® também conta com a tecnologia exclusiva Ipaligo®: os microminerais IPALIGO® têm formulação única de aminoácidos associados, desenvolvidos pela Vetoquinol, com a característica específica de ser melhor aproveitado pelo animal, em comparação a um mineral na forma inorgânica. Isso significa resultados mais rápidos, melhor performance e saúde animal.

“Toda a linha Equistro® conta, em sua embalagem, com informações sobre procedência e segurança na administração dos produtos, deixando claro se é um produto doping free ou não. Com o selo em destaque, o criador, treinador ou técnico podem ficar tranquilos com os suplementos que estão oferecendo ao seu campeão”, ressalta Antonio Coutinho.

Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril 2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005

Sta Press | Grupo Texto
11 3039-4100 | stapress.com.br