Dióxido de Cloro é uma das soluções mais eficazes para tratamento seguro da água

 

A Sabará Químicos e Ingredientes, unidade de negócio do Grupo Sabará, fabricante e distribuidora de soluções com foco no tratamento de água para consumo humano, animal e industrial, produz e comercializa produtos à base de cloro e dióxido de cloro para tratar 7,6 bilhões de litros de água por dia, volume que equivale à mais de três mil piscinas olímpicas.

 

Escassez de água potável – É de amplo conhecimento que o planeta apresenta escassez de água potável. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), apenas 3% da água do mundo corresponde à água doce. Além disso, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada US$ 1 investido no tratamento da água são economizados US$ 4,3 em saúde.

Esses dados alertam e evidenciam a importância do acesso à água tratada. No Brasil, ainda existem milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, sendo que a região mais afetada é o Norte do Brasil, com apenas 57% da população abastecida. Para mudar esse cenário, a Sabará Químicos e Ingredientes apresenta produtos à base de cloro e dióxido de cloro como solução para o fornecimento de água de maneira eficiente e com qualidade. “A nossa preocupação é colaborar para reverter essa preocupante realidade, para que, cada dia, mais pessoas tenham acesso ao saneamento básico e água de qualidade. Em 2020, conseguimos atingir, aproximadamente, 46 milhões de pessoas* com acesso à água de qualidade, de acordo com as exigências do Ministério da Saúde”, afirma Lucas Donato, gerente comercial da Sabará Químicos e Ingredientes.

 

Dióxido de Cloro como solução sustentável – O dióxido de cloro é uma das soluções mais seguras para tratamento de água com qualidade e sem desperdício, pois apresenta elevado potencial oxidante e desinfetante, além do maior controle na formação de trihalometanos (THM’s) e ácidos haloacéticos, compostos relacionados com a morbidade e a mortalidade por câncer.

O Dióxido de Cloro (Diox®), solução fabricada pela Sabará Químicos e Ingredientes na unidade de Santa Bárbara d’Oeste, alia propriedades que o tornam um produto extremamente versátil e de grande atuação por apresentar características únicas: além de ser uma das barreiras químicas mais eficazes contra protozoários, como a Giárdia e o Cryptosporidium, microorganismos responsáveis por surtos de doenças diarreicas que matam milhares de pessoas todos os anos, principalmente, em regiões mais carentes, justamente onde o acesso ao saneamento é precário ou inexistente.

 

Único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina – O uso dessa solução se torna possível devido à planta de Clorito de Sódio, em Santa Bárbara d’Oeste, em São Paulo, que começou a operar em 2019, e transformou o Grupo Sabará no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina.

Para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes 100% renováveis do mercado livre de energia, fato que resultou no selo de uso de energia renovável, que certifica que 100% da energia consumida pela unidade está lastreada pela CCEE e foi gerada por fontes de energia renovável provenientes do mercado livre de energia, tais como usinas eólicas e solar, de pequenas centrais hidrelétricas e biomassa. O resultado é um dióxido de cloro com elevado grau de pureza e eficácia.

Em 2019, a planta de Santa Bárbara d’Oeste reduziu em 116,51 TON a emissão de CO₂, um dos gases causadores do aquecimento global, o que reforça ainda mais o compromisso do Grupo Sabará com o desenvolvimento de práticas sustentáveis e o futuro do planeta.


(*) Estimativa com base nos dados do Instituto Trata Brasil, considerando o consumo médio per capita de 165 litros por dia.

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa.É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.


Image 360
11 3392-3025 | image360.com.br