Técnica desenvolvida pela APTA Colina será destaque no último dia do evento

O desafio de produzir mais, com melhor qualidade e em menor tempo ganha espaço na etapa da InterCorte São Paulo. O evento, que será realizado entre os dias 21 e 23 de novembro no WTC Golden Hall, terá em sua programação um painel especial dedicado ao método que revolucionou a pecuária de corte do Brasil: o “Caminhos do Boi 7.7.7.”.

A técnica foi apresentada há mais de sete anos para o setor pelos pesquisadores do Polo Regional de Colina da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Gustavo Rezende e Flávio Dutra, ganhou ampla visibilidade ao ser o tema central do Circuito InterCorte de 2015, e terá destaque no último dia da InterCorte São Paulo este ano. A APTA é ligada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“Será um momento muito importante para aqueles que buscam melhorar a eficiência produtiva de suas fazendas, pois iremos apresentar em palestras o passo a passo para que o produtor possa chegar aos resultados que obtivemos nas pesquisas que consolidaram o Boi 7.7.7.”, explica o pesquisador Flávio Dutra.

Segundo ele, o conceito permite reduzir a idade de abate dos animais e aumentar o peso de carcaça. O sistema tem como meta que o animal alcance sete arrobas na desmama, sete na recria e outras sete na engorda, totalizando 21 arrobas no momento do abate, daí deriva o nome “Boi 7.7.7”. Este resultado é obtido em dois anos, no máximo. No sistema tradicional de produção são necessários, no mínimo, três anos para o animal atingir 18 arrobas.

“Produzir bovinos com qualidade e em tempo 30% menor requer estratégia. É necessário que sejam utilizadas diversas ferramentas para atingir esse resultado. O trabalho envolve, principalmente, manejo de pasto e suplementação alimentar”, afirma o pesquisador.

A tecnologia da APTA viabiliza também a produção de animais inteiros, ou seja, não castrados, mas com boa gordura de cobertura. Este ganho conserva melhor a carcaça no processo de refrigeração. “A nossa pesquisa resultou em um boi que chamamos de Flex, pois ele se encaixa em diferentes mercados, mas sempre garantindo a melhor qualidade de carcaça e da carne oferecida ao consumidor final”, destaca Dutra.

 

Caminhos do Boi 7.7.7. – O painel que leva o nome da tecnologia desenvolvida pela APTA Colina contará com duas palestras principais que apresentam o caminho para chegar ao Boi 7.7.7. e serão apresentadas pelos pesquisadores que desenvolveram o conceito.

O pesquisador da APTA Colina, Gustavo Rezende, abre o painel com a palestra “Consolidando as 7@ na cria e recria”, que abordará a primeira fase da tecnologia, em que o bezerro é desmamado por volta dos 8 meses e a fase de recria, quando o animal atinge as 14@, com cerca de 20 meses.

Dando sequência à programação, o pesquisador Flávio Dutra sobe ao palco para a palestra “Consolidando as 7@ da terminação”, que mostra fase em que o animal alcança as 21@, no período de 24 meses.

Outro destaque da atração é a palestra “O que se espera da carcaça do Boi 777?”, ministrada pela pós-doutoranda que atua na APTA, Ivanna Moraes de Oliveira, além do tema “Por que o Boi 777 é bom para a indústria?”, seguido por um debate final que reunirá os palestrantes da manhã.

“O Boi 7.7.7. é, provavelmente, o sonho de todo produtor rural. Trazer os pais do conceito para uma manhã de palestras e debates na InterCorte São Paulo é a forma que encontramos de mostrar ao produtor que se aplicarmos estratégias no campo é possível sim conquistar a eficiência produtiva e garantir a lucratividade no campo. Considerando que a ampla divulgação dessa técnica foi feita por meio das etapas do Circuito InterCorte três anos atrás, faz todo sentido trazer as novidades e resultados dessa tecnologia para a etapa que conclui a edição deste ano do evento”, enfatiza a diretora do Terraviva Eventos, Carla Tuccilio.

 

Outras atrações – A InterCorte ainda oferece em sua programação o “Caminhos da ILPF”, que detalha aspectos da integração lavoura-pecuária-floresta, o painel “Caminhos do Leite”, que será concluído com degustações de queijos e vinhos; InterTechAgro, um espaço destinado à apresentação de startups, com uma programação de conteúdo específico desenvolvida para apresentar tecnologias que facilitam a gestão das propriedades e geram mais eficiência à produção animal; painel de encerramento do Circuito InterCorte 2018; entrega do prêmio “Touro de Ouro”, promovido pela Editora Centauro, que edita as revistas AG e A Granja; painel GPB em Ação – Os caminhos do balizador; Caminhos da Comunicação e painel conduzido pelo GTPS – Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável sobre pegada de carbono a partir da ótica da pecuária.

 

Feira de Negócios – A edição da InterCorte em São Paulo terá ainda uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, como Boehringer Ingelheim, CRV Lagoa, Instituto de Zootecnia, Marfrig, Matsuda, Nutron, Ourofino, Premix, Trouw Nutrition, Boehringer Ingelheim, Allflex, Arysta, Bayer, Beckhauser, Casale, Coimma, Estância Bahia Leilões, Fockink, GENEX, Multbovinos, Oro Agri, Prodap, Rubber Tank, SBC, Toledo do Brasil, UPL e VipBov.
O evento terá ainda o Empório InterCorte, em que empresas comercializarão alimentos, bebidas, utensílios e acessórios ligados à pecuária e ao agronegócio em geral.

Angus Beef Week – Enquanto o setor produtivo se reúne no WTC para discutir melhorias, o consumidor é convidado a conferir o resultado desse trabalho na Angus Beef Week em diversos restaurantes da capital paulista, que oferecem ao consumidor pratos especiais com cortes de animais Angus, de 15 a 25 de novembro. Mais informações pelo site: www.intercorte.com.br/saopaulo2018

 


Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia.

Em 2018 a InterCorte ocorreu em Cuiabá (MT), no mês de março, com a participação de 1.500 pessoas, Marabá (PA) em maio com 1.050 participantes e será finalizada em São Paulo (SP), nos dias 21, 22 e 23 de novembro.

A InterCorte faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor. Além da InterCorte, a plataforma ainda promove eventos como a Interconf, InterGrãos e ações como o movimento #SomosdaCarne, a Beef Week, “Você Sabia” e “Caminho do Boi”, visando sempre o crescimento e fortalecimento do agronegócio no Brasil. Mais informações: www.intercorte.com.br.


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | www.attualecomunicacao.com.br