Período de estiagem afetou produção de diversas culturas e há expectativas de quebra na safra

O clima tem sido motivo de preocupação dos agricultores de Curitiba. A falta de chuvas está afetando a produção de hortaliças, principalmente as folhosas como alface e rúcula, exigentes em água. “Os produtores em geral utilizam irrigação, mas muitos deles não possuem um sistema adequado para molhar o terreno o dia todo. A seca aumenta o trabalho e os custos com energia e produção”, explica Júlio Veiga Silva, engenheiro agrônomo da EMATER-PR.

O especialista reforça que a irrigação é condição para a produção de hortaliças e a única solução para driblar a estiagem é ter um ponto de captação de água. “Se fica alguns dias sem chover, dependendo da cultura, já ocorre o estresse hídrico e consequentemente a quebra na produção”, explica.

Veiga Silva conta que faz mais de 20 dias que não chove na cidade, o que vai prejudicar o desempenho da safra de maneira geral. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, choveu em abril menos de 50 mm. A média histórica para o mês é de 95 mm.

As hortaliças em geral se desenvolvem melhor em condições amenas com chuvas regulares, mas sem excesso porque o clima quente e úmido é propício para doenças. De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, deve ocorrer uma melhor condição para o desenvolvimento das hortaliças no fim de maio e em junho. “O que pode atrapalhar são as quedas de temperatura. Até agora fez ‘calor’ em Curitiba, mas de agora em diante teremos uma certa regularidade das massas polares, com risco de alguns eventos de geada”, afirma o meteorologista.


Grupo Climatempo – Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensalmente.Em 2015, passou a investir ainda mais fortemente em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos, no interior de São Paulo. O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes.Atualmente, a Climatempo é a principal empresa de consultoria meteorológica do país e possui serviços especializados para atender mais de 22 segmentos da economia. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Linhas Comunicação
(11) 3465-5888 | linhascomunicacao.com.br