Josiane Luzz troca escritório pela fazenda de cacau de seu pai para se tornar chocolate maker “tree to bar” e alavanca negócios da família

Uma das mais recentes novidades neste universo é “bean to bar”, que significa do grão à barra. O movimento, que surgiu no final da década de 1990 nos Estados Unidos no Estado da Califórnia, tem feito muito sucesso no Brasil e atualmente mobiliza 5% do mercado mundial. Foi sabendo desta informação, que a fundadora da Luzz Cacau, Josiane Luz, passou a se interessar pelo assunto.Filha de um cacauicultor do Sul da Bahia, a chocolate maker e fundadora da Luzz Cacau, Josiane Luz, trabalhava como Gestora em uma multinacional. Luz afirma que sempre ouvia seu pai dizer que cacau dava prejuízo e um dia, já morando em São Paulo, recebeu uma informação sobre o tamanho do mercado. O assunto despertou sua atenção e ela enxergou a oportunidade de alavancar o negócio que sustentou a família por anos.

Josiane foi a fundo sobre o beneficiamento das amêndoas, estudou todo o processo e quando já dominava o assunto precisou enfrentar um novo desafio: convencer o pai a mudar o formato do negócio que em que atuava há décadas. O resultado, como já sabemos, foi positivo e a Luzz Cacau tem hoje 84 pontos de venda por todo o País, loja online da marca e também de parceiros. Além disso, a empreendedora inovou as embalagens dos chocolates contando um pouco da cultura nordestina.

A empresa, que surgiu em 2020, é especializada em chocolates “tree to bar”, termo utilizado para designar produção realizada pelo mesmo fabricante, desde o cultivo até a produção da barra. O “tree to bar” consiste em produtos em que se sabe todo o processo, desde o cultivo da terra, plantação do cacau, colheita, secagem da amêndoa, processamento e a produção do chocolate.Os chocolates Luzz Cacau são feitos de maneira artesanal com grãos selecionados do cacau fino, advindo de agricultura familiar com apenas 3 ingredientes. “O nosso chocolate não é apenas um produto disponível na gôndola para compra. Ele é uma história de família repleta de sustentabilidade e consciência de mundo. Afirma a CEO da empresa que monitora 100% da rota de produção.

O cuidado em toda a produção somada às modernas técnicas de produção, de modo a posicionar o cacau como o verdadeiro “ouro” nacional, proporciona uma experiência degustativa única. Logo no primeiro ano de operação, a Luzz Cacau já conquistou o terceiro lugar no pódio dos melhores chocolates brasileiros, prêmio “bean to bar”, com o produto barra ao leite.O projeto de expansão já começa a ganhar forma e deve deslanchar ainda em 2021. Atualmente no leque de produtos é possível encontrar 6 sabores: o Chocolate Intenso 71%, Chocolate Intenso 62%, Chocolate Intenso 52%, Chocolate Intenso 62% com Pitanga Nativa, Chocolate Branco 36% com Açaí e o Chocolate Branco 36% com Gengibre. “Todos nossos chocolates são 100% naturais e prezamos sempre pelo sabor de maneira saudável”. Finaliza Josiane Luz.

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