Evento, que será realizado entre os dias 12 e 13 de abril, reúne a cadeia produtiva da carne para debater os melhores caminhos para pecuária brasileira

A cidade de Cuiabá (MT), mais uma vez, será palco de abertura da InterCorte, evento que vem percorrendo de forma itinerante alguns dos principais polos de pecuária brasileiros para levar informação, discussão e tecnologia aos produtores. Na edição deste ano, a etapa mato-grossense será promovida entre os dias 12 e 13 de abril, em novo local, o Cenarium Rural.

Durante os dois dias do evento serão promovidas palestras e apresentação cases de produtores da região, divididos em quatro blocos temáticos: Produzir Mais Carne; Inovação; Vender Mais e Vender Melhor, e Comunicação.

O primeiro bloco, com o tema Produzir Mais Carne, demonstrará que a eficiência técnica gera maiores ganhos a partir do conceito de produzir mais com menos. Dentre as palestras em destaque está a com o tema “Estratégias de nutrição para maximização de resultados”. A apresentação, que será ministrada pelo gerente técnico da Connan, Marcio Bonin e que contará com a presença do Prof. Dr. Gustavo Rezende Siqueira, pesquisador da APTA-Colina, que focará na nutrição de bovinos, apresentando inovações, pesquisas recentes, testes, além do que há de mais moderno nessa área para a pecuária.

“Em nossa palestra traçaremos os melhores caminhos nutricionais e econômicos para que o produtor conquiste melhores resultados. Iremos determinar a nutrição adequada, melhor condição de pasto e suplementação para que o criador consiga alcançar, com diferentes tipos de animais, a melhor receita possível para ele e para sua atividade”, resume Gustavo.

O painel ainda contará com uma palestra com o tema “Resultados superiores através de uma genética de qualidade”, que será ministrada por Alexandre Zadra, supervisor regional AC, MT, MS, RO e Juliana Ferragute, a gerente de produto corte, ambos da GENEX (novo nome da CRI Genética). O painel terá também a palestra de Rogério Fonseca Peres, gerente de contas chaves corte da América Latina da ABS Pecplan, além de um case do produtor Marcos Jacinto. O encerramento do painel terá um debate com os palestrantes e será mediado por Diede Loureiro.

 

Inovação na pecuária – O uso de soluções tecnológicas tem se tornado, cada vez mais, um grande aliado do homem do campo. Na pecuária, a adoção de novas tecnologias é um movimento que tem crescido ano a ano, graças às facilidades que os aplicativos e equipamentos oferecem no controle da alimentação do animal, por exemplo.

Tendo em vista a crescente presença das inovações no setor, a InterCorte Cuiabá contará com um painel que abordará junto ao produtor métodos e novas técnicas da chamada quarta revolução, por meio de palestras e apresentações de cases de sucesso.

Dentre as palestras do painel está a que será ministrada pelo sócio-diretor da SP Ventures, Francisco Jardim com o tema “Tecnologias digitais vão transformar o agronegócio”. “Estamos acompanhando uma série de revoluções tecnológicas, que já causaram rupturas nos outros setores e já impactam o agronegócio brasileiro. Boa parte dessas inovações chega ao setor por startups, que promovem mudanças importantes na forma com que o agronegócio passou a interagir com as inovações e ferramentas”, explica o palestrante.

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como aliada da inovação de produção e rentabilidade da pecuária também será tema de uma das apresentações do painel, que detalhará o aspecto inovativo da ILPF e como a pecuária pode se beneficiar dele. “A maior dificuldade do setor, quando falamos em tecnologias, está em unir as soluções disponíveis e, a partir disso, conseguir melhorar os resultados da propriedade. É preciso entender a tecnologia como uma grande aliada do setor para superar alguns desafios, como acesso ao crédito, por exemplo”, ressalta o palestrante Élder José de Mello Bruno, Head de Canais e Alianças da JetBov.

Ainda no painel, o tema “A evolução tecnológica na comercialização e na produção da pecuária” será apresentado pelo presidente da Fazen, Vasco Oliveira Neto. A palestra “Otimização do lucro em engorda intensiva a partir do monitoramento eletrônico e diário dos animais” será ministrada por Marcelo Ribas, da Intergado. Ainda no painel Inovação, Paulo Marcelo, da Gestão Agropecuária, falará sobre “Zootecnia de Precisão com tecnologia 4.0 aplicada em confinamentos de bovinos”, além do case de sucesso do produtor Gustavo Martini, seguido por um debate entre os palestrantes, mediado pelo diretor-executivo da Acrimat, Luciano Vacari.

 

Feira de negócios – Além do workshop, a InterCorte Cuiabá terá uma feira de negócios com a participação de empresas de referência na pecuária, que apresentam suas inovações para os produtores. Estarão no evento as empresas Fazen, Marfrig, Minerva Foods, Nutron, Ourofino Saúde Animal, Tortuga – DSM, Trouw Nutrition, ABS, Acrivale, Agroceres Novanis, Allflex, Bayer, Beckhauser, Biogénesis Bagó, Brutale, Campo Nutrição Animal, Celeiro Carnes Especiais, Coimma, Connan, Estância Bahia Leilões, Exacta Balanças, GENEX, MSD Saúde Animal, Multbovinos, Oligo Basics, Panucci Pré Moldados, Real H, Rubber Tank, Sistema Famato, Hedge Agro, Programa Leilões e Senepol da Conquista.

“A InterCorte é um espaço democrático em que pesquisadores, produtores e empresas podem expor suas experiências e resultados, com o único objetivo de promover a pecuária brasileira. Nossa ideia central é sempre estimular o setor a analisar e refletir sobre como melhorar o seu negócio”, afirma Carla Tuccilio, diretora do Terraviva Eventos, empresa responsável pela realização da InterCorte.

“Temos muitas possibilidades que ainda não são de conhecimento dos produtores e que serão colocadas em pauta durante a InterCorte. Temos que pensar em novos rumos para nossa atividade. Para isso, precisamos agregar valor ao nosso produto, melhorar a qualidade da nossa carne e atingir outros mercados que pagam mais por isso. Temos que ter produtos para todos os públicos”, enfatiza Marco Túlio Duarte Soares, presidente da Acrimat – Associação dos Criadores de Mato Grosso, que realiza a InterCorte em conjunto com o Terraviva Eventos.

“A InterCorte é uma grande oportunidade para os pecuaristas de Mato Grosso se atualizarem sobre as tendências da pecuária estadual e brasileira. É também um momento de encontro entre os pecuaristas para troca de informações e conhecimentos. O Sistema Famato apoia o evento por acreditar que é por meio dessa troca de experiências que temos condições de produzir mais e contribuir para o desenvolvimento econômico e sustentável do país”, ressalta Normando Corral, presidente do Sistema Famato.

 


Desde a sua criação em 2012, a InterCorte já contou com a participação de mais de 27 mil pessoas, a maior parte pecuaristas, em eventos que percorrem algumas das principais regiões pecuárias do País para levar informação, conhecimento e tecnologia.

Além de Cuiabá, a edição de 2018 passará por Marabá (PA) em maio e São Paulo (SP) em novembro.

A InterCorte faz parte do “Integrar para Crescer”, plataforma de comunicação que envolve eventos e ações com o intuito de disseminar informação de qualidade, reverberando os temas e discussões relevantes ao setor. Além da InterCorte, a plataforma ainda promove ações como o movimento #SomosdaCarne, a Beef Week, Interconf e Caminho do Boi, visando sempre o crescimento e fortalecimento do agronegócio no Brasil.

Clique aqui para mais informações e inscrições.


Attuale Comunicação
(11) 4022-6824 | www.attualecomunicacao.com.br