Em 12 de março de 2019, a Koelnmesse e a FGV Projetos abrirão novas frentes de expansão dos mercados nacional e internacional de toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos e bebidas no Brasil, oferecendo ainda a chance dos expositores e visitantes participarem de discussões estratégicas do setor

Dentro de exatamente um ano, será dado início à versão nacional da maior feira de alimentos do mundo, a ANUFOOD Brazil, que ocorre de 12 a 14 de março de 2019 no São Paulo Expo. Nos moldes da Anuga, realizada na Alemanha, o evento inédito será o único no país com total enfoque na expansão dos mercados nacional e internacional dos produtores e fabricantes brasileiros de alimentos e bebidas.

A ANUFOOD Brazil apresentará por meio de exposições, palestras, congressos e compartilhamento de experiências os principais lançamentos, tendências de consumo, futuro da segurança alimentar e melhores práticas no segmento. Tem como público-alvo distribuidores, atacadistas, supermercadistas, restaurantes, bares, hotéis, entre outros.

“Seremos pioneiros na promoção do agronegócio brasileiro e seus produtos in natura e típicos de cada região em relação às demais feiras que ocorrem no país. Expositores e visitantes poderão ampliar seus negócios em todos os níveis“, afirma Gerald Böse, CEO e Presidente da Koelnmesse. “Também identificamos os principais compradores no Brasil e ao redor do mundo por meio da nossa rede global de eventos para que eles possam vir a fechar parcerias diretamente com os expositores”.

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos, serviços e produtos relacionados ao setor, como as alemãs Anuga, Anuga FoodTec e ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos. Segundo Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse do Brasil, as perspectivas para a realização do evento são muito promissoras ao se considerar a posição do país no ranking mundial da Euromonitor International, provedora global de inteligência estratégica de mercado e parceira da iniciativa.

“De acordo com os dados preliminares de 2017, estamos no 3º lugar nas categorias Alimentos Frescos e Bebidas Quentes, 4º lugar em Alimentos Embalados e 5º lugar em Bebidas Frias”, afirma o executivo. Em números absolutos, os brasileiros gastaram cerca de R$ 900 bilhões nestes segmentos e a projeção nacional para 2022 chega a quase R$ 1 trilhão. “Apenas a China e os Estados Unidos estão à nossa frente em todo o ranking e, em alguns casos específicos, Índia, Japão e México”, explica Facchinetti.

 

Parcerias – A ANUFOOD Brazil será organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, dedicando o devido espaço à toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria.

Um total de dez associações ligadas à indústria de alimentos e bebidas já assinaram contrato para estarem presentes na feira. São elas a OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados), ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e derivados).

  • Os dez macro segmentos que estarão presentes na ANUFOOD Brazil são:
    1. Agrifoods – Produtos frescos, in natura, matérias-primas;
    2. Fine Foods – Azeites, especiarias, massas, molhos, condimentos, temperos e provisões gerais;
    3. Meat – Carne bovina, suína, ovina, caprina e embutidos;
    4. Chilled & Fresh Foods – Produtos frescos para conveniência e pescados;
    5. Dairy – Produtos derivados do leite;
    6. Bread & Bakery – Pães e bolos industrializados;
    7. Drinks & Hot Beverages – Bebidas em geral;
    8. Sweets & Snacks – Chocolate, balas e derivados, confeitaria, biscoitos, salgadinhos, petiscos, sorvetes e lanches;
    9. Food Service – Alimentos, bebidas e insumos tecnológicos/maquinários para alimentação fora de casa em todos os seus canais, como restaurantes, lanchonetes, serviços de catering e hotéis;
    10. Organics – Produtos orgânicos in natura de origem animal ou vegetal e produtos orgânicos processados.

Além da ANUFOOD Brazil, a Koelnmesse do Brasil já organiza outros cinco eventos de sucesso, sendo dois deles voltados para a indústria alimentícia: a ANUTEC BRAZIL, evento de máquinas, processos e embalagens para o segmento de proteína animal, em Curitiba, e o WellFood Ingredients Summit, focado em ingredientes alimentícios para produtos funcionais e saudáveis, em São Paulo.


A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a AnugaFoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.
A FGV Projetos é a unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas (FGV) responsável pela ampliação e aplicação do conhecimento acadêmico gerado e acumulado em suas escolas e institutos. Há mais de 30 anos, auxilia e assessora organizações públicas e privadas, no Brasil e no exterior, desenvolvendo projetos de políticas públicas, economia, finanças e gestão. Também atua na concepção e na organização de concursos, exames, avaliações e certificações em todas as áreas do conhecimento, além de realizar seminários técnicos e congressos nacionais e internacionais. Em parceria com o Centro de Agronegócios da FGV (GV Agro), desenvolve projetos e pesquisas no setor no Brasil e no exterior. Pela publicação mensal Agroanalysis, divulga as principais tendências do agronegócio e da economia agrícola, sendo uma referência no mercado. Mais informações: www.fgvprojetos.fgv.br
A Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, é líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo. Oferece soluções de pesquisa customizada e publica anualmente informações sobre desempenho e tendências de 30 setores em até 100 países, além de agregar dados demográficos e socioeconômicos de países e consumidores. A Euromonitor International tem sede em Londres, com escritórios regionais em Chicago, São Paulo, Cingapura, Xangai, Vilnius, Santiago, Dubai, Cidade do Cabo, Tóquio, Sidney e Bangalore, e possui uma rede de mais de 800 analistas em todo o mundo. Confira nossas análises em blog.euromonitor.com. Conheça nossos serviços em www.euromonitor.com.

  • Serviço
    ANUFOOD Brazil Powered by Anuga
    Data: 12 a 19 de março de 2019
    Local: São Paulo Expo
    Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda, SP.
    www.anufood.com.br

2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
+55 11 3030-9463 | 2pro.com.br