Fornecer uma nutrição balanceada com produtos robustos desde o nascimento dos bovinos de corte é fundamental para explorar os potenciais produtivo e reprodutivo desses animais
Uma dieta elaborada com rações que agregam alta tecnologia faz toda a diferença para bovinos de corte de elite, manejados em regime de pasto ou em baias. “Eles são selecionados para gerar descendentes que propagarão os ganhos genéticos para fazendas que criam bovinos de corte elite e comercial. Por isso, precisam receber cuidados especiais em termos de ambiente, manejo e nutrição para poderem expressar todo potencial produtivo e reprodutivo”, destaca o zootecnista e doutor em Ciência Animal e Pastagens José Leonardo Ribeiro, gerente de produtos de ruminantes da Guabi Nutrição e Saúde Animal.
Segundo ele, o sucesso do manejo do gado de elite depende do fornecimento de nutrientes adequados, em níveis exatos, para atender às exigências de cada fase do desenvolvimento do animal, desde a gestação, o nascimento dos bezerros até a coleta de sêmen. Como exemplo, cita que os bovinos de elite recebem rações inicial e de crescimento, as quais apresentam aditivos que se somam e se complementam. Ribeiro ressalta que os resultados zootécnicos estão atrelados a matérias-primas de excelência, formuladas com amplo respaldo científico e rigoroso controle de qualidade. “Como esses animais são sempre desafiados a ter um desempenho superior, precisam de um ambiente favorável e um manejo nutricional extremamente balanceado, feito por uma equipe focada. A qualidade e o monitoramento dos alimentos volumosos, tais como silagem de milho e feno de gramíneas, são fundamentais”, explica.
Referência em nutrição de qualidade e inovadora para a pecuária, a Guabi investiu em uma nova fábrica de suplementação mineral em Sales Oliveira (SP), totalmente automatizada, com capacidade produtiva seis vezes superior à antiga unidade, e lançou sua nova linha de produtos para gado de elite na Expozebu (rações e suplemento mineral), que ocorreu em Uberaba (MG). As rações para as diferentes fases de desenvolvimento, para todas as raças bovinas, são elaboradas com proteína de alto valor biológico, alta energia, fibra de qualidade, aditivos melhoradores de desempenho, probiótico, prebiótico, agentes tamponantes, adsorventes de micotoxinas e minerais orgânicos de alta biodisponibilidade. “A grande preocupação ao escolher os produtos para nutrição do gado de elite é trazer o trinômio da alta imunidade e melhorias das capacidades do rúmen e do intestino”, aponta o especialista.
Lançamento – A nova linha da Guabi para bovinos de elite, que já está sendo comercializada, é formada por duas rações iniciais: a Guabitech B-Max, com 21% de proteína, que permanece no portfólio, e a nova Guabitech Rumina Elite multipartícula, com dois pellets e milho laminado, com 24% de proteína. Para a fase de crescimento, estão disponíveis as rações Guabitech Elite, farelada, de alta energia, com 19% de proteína, e a nova Guabitech Cocheira, também farelada, de alta energia, com 18% de proteína – indicada para momentos em que o criador precisa preservar o ganho de peso, no intervalo entre exposições.
Outra novidade da linha é a reestilização da Guabitech Touro, para touros em fase de coleta de sêmen, que ganhou mais proteína e vitaminas do complexo B em sua composição. Completam o lançamento da Guabi o suplemento mineral Guabiphos Performance, à base de minerais orgânicos; assim como as rações peletizadas Guabitech Supripasto 18 e Supripasto 28, ambas com cromo orgânico; e a ração farelada Gordolot Piquete, ideal para animais a pasto que recebem ou não volumoso suplementar. “Não estamos falando apenas de energia e proteína, mas de um pacote tecnológico completo que visa a saúde e o bem-estar animal”, ressalta Ribeiro.
Espaço Guabi – As novidades da empresa para bovinos de elite foram apresentadas aos clientes na inauguração do Espaço Guabi, no último dia 28 de abril, no Parque de Exposições Fernando Costa. Sede da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o local recebe diversos eventos do setor ao longo do ano. O Espaço Guabi marca a volta de um estande fixo da empresa ao parque. A fachada histórica do imóvel foi preservada e a parte interna foi toda repaginada. “O objetivo é a aproximação com clientes e potenciais não só durante as feiras, mas durante o ano inteiro, para trocarmos experiências e apresentarmos nossos diferenciais tecnológicos neste parque de exposições que tem 90 anos de história”, detalha o gerente de produtos de ruminantes da Guabi.
–
