Indicador serve como uma ferramenta para orientar políticas públicas e investimentos privados, promovendo o desenvolvimento socioeconômico de áreas rurais

A ConectarAGRO, uma Associação civil sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à internet em áreas remotas do Brasil para habilitar a transformação digital no campo, anuncia o lançamento do seu Indicador de Conectividade Rural (ICR). Este indicador foi desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e ajuda a identificar as regiões que mais precisam de investimentos em conectividade, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico dessas áreas.

O Indicador de Conectividade Rural (ICR) oferece uma visão abrangente da infraestrutura e serviços de telecomunicações disponíveis em cada município do Brasil. Utilizando metodologias científicas baseadas na técnica de Processos Hierárquicos Analíticos (AHP), o ICR engloba diferentes critérios que compõem a demanda por conectividade rural, incluindo aspectos de produção, indicadores sociais, ambientais e de infraestrutura.

Diferentemente de outros índices de conectividade, o ICR se concentra exclusivamente na mensuração da conectividade das áreas rurais, fornecendo uma avaliação precisa e detalhada das necessidades de cada região, baseado em bases de dados públicos disponibilizados.

O ICR também pode servir como uma ferramenta para orientar políticas públicas e investimentos privados, possibilitando vários benefícios ao agronegócio brasileiro, como informações e tecnologias agrícolas avançadas, comunicação e acesso a serviços essenciais de saúde e educação, além de oportunidades de mercado através do comércio digital e resiliência às adversidades climáticas e econômicas.

Para se ter ideia, a média do ICR por município ao nível nacional é apenas de 0,45, numa escala variável que vai de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, melhor a conectividade naquele município. Hoje, somente 37% dos imóveis rurais brasileiros têm cobertura 4G em toda área de uso agropecuário. Além disso, apenas 19% da área disponível para uso agrícola no Brasil tem cobertura 4G, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do Brasil.

“Estamos entusiasmados em lançar o Indicador de Conectividade Rural (ICR) como uma ferramenta fundamental para impulsionar o desenvolvimento no campo brasileiro”, disse a Paola Campiello, presidente da ConectarAGRO. “Com o ICR, esperamos não apenas mensurar, mas também catalisar melhorias significativas na conectividade rural, capacitando agricultores e comunidades para prosperarem na era digital.”

A ConectarAGRO foi oficializada em 2020 e conta com a AGCO, AWS, CNH, Nokia, Solinftec, TIM e Vivo como associadas e mais de 15 apoiadores. A associação está promovendo o acesso ao Indicador de Conectividade Rural (ICR), convidando todos interessados a contribuir para melhorar a conectividade no Brasil. Este indicador é crucial para entender e aprimorar a infraestrutura digital nas áreas rurais do país.

Para participar ativamente e obter mais informações, visite Link . No site, será possível realizar o download gratuito do e-book com detalhes técnicos do estudo, oferecendo uma visão mais profunda dos dados e estratégias para impulsionar a conectividade rural.

Junte-se a nós nessa jornada rumo a uma ruralidade digital mais inclusiva e conectada, impulsionando o desenvolvimento e a inovação nas áreas rurais do Brasil.

A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a conectividade em toda a área produtiva, agricultável. Uma das tecnologias, ou a preponderante, na cobertura é o 4G, com frequência de 700 MHz. Criada para solucionar o problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet em extensas áreas rurais e remotas no Brasil.

LVBA Comunicação