Referência em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), empresa desenvolve solução que customiza a recomendação de manejo fisiológico e nutricional, de acordo com os diferentes desafios e ambientes de produção do amendoim

A cultura do amendoim está conquistando mercados globais e impulsionando o crescimento econômico do Brasil, afinal é um dos poucos produtos com amplo espaço para expandir a área de cultivo. Com clima favorável, avanços tecnológicos e aprimoramento na qualidade do grão, o país testemunhou um notável aumento na produção, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab). Entre 2019 e 2022, a produção nacional de amendoim cresceu surpreendentes 60%, atingindo quase 900 mil toneladas. As exportações em 2022 somaram 285,6 mil toneladas, gerando uma receita de US$ 333,4 milhões, posicionando o Brasil como o 6º maior exportador mundial, destacando-se, principalmente, pelo protagonismo do estado de São Paulo, sendo também o maior produtor da oleaginosa, com estimativa de 190 mil hectares cultivados.

Diante deste cenário promissor, os agricultores enfrentam vários desafios no cultivo da cultura do amendoim, tais como plantio em solos arenosos (de baixa fertilidade), deficiência hídrica, temperaturas altas, doenças, entre outros. A Stoller do Brasil, uma empresa Corteva Agriscience, líder em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), apresenta uma inovação significativa para a cultura: o conceito Amendoim 360°, que reforça a importância da combinação entre conhecimento técnico e a experiência prática dos produtores no campo, oferecendo soluções personalizadas para os diferentes cenários da produção do amendoim.

 

Programas de manejo do conceito amendoim 360º – Composto por três programas de manejo, o Amendoim 360° visa aprimorar o atendimento aos agricultores. O primeiro, “Comece bem”, foca na fase inicial da cultura, otimizando o estabelecimento do amendoim por meio do maior crescimento do sistema radicular, aumento da eficiência do uso da água e maior aporte de nitrogênio. O segundo, “Amendoim forte”, são soluções fisiológicas que visam maximizar os componentes de produtividade (vagens/m² e peso de vagens) e tornar as plantas mais tolerantes a estresses. Por fim, o conceito “Nutra&Defenda” que tem como objetivo promover uma nutrição equilibrada ao longo do ciclo, visando tornar as plantas mais resistentes a doenças tais como mancha castanha e pinta preta, comuns na cultura do amendoim, que mesmo com até oito aplicações de fungicidas, não se consegue controlar 100%.

João Vitor G. Pasquetto (foto), engenheiro agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Stoller, reforça: “O Amendoim 360° tem como objetivo ter um olhar crítico e diferenciado para a lavoura, desde a implantação até a colheita, olhando para todos os ângulos (desafios e características) da cultura do amendoim”.

Pasquetto destaca também a importância do manejo de micronutrientes, muitas vezes negligenciados. No caso do amendoim, a produção de mais vagem por metro quadrado é crucial para aumentar a produtividade. Neste cenário, o manejo com micronutrientes e hormônios promotores de crescimento têm grande importância no aumento do número de vagens por planta.

“Pesquisas indicam que temperaturas acima de 33°C e alta severidade de doenças afetam negativamente o número de peso de vagens. O Amendoim 360° visa tornar as plantas mais tolerantes a estresses abióticos (inclusive temperatura) e doenças, contribuindo para o aumento da produtividade”, finaliza.

A Stoller busca fortalecer sua relação com os produtores de amendoim, fornecendo conhecimento, serviços e tecnologias inovadoras para a cultura. O conceito Amendoim 360° não é um manejo engessado, permitindo, com o uso do conhecimento assertivo e gestão do investimento, aumentar a produtividade, gerando maior lucro líquido e reduzindo o custo por saco de amendoim produzido.

Com a missão de estar próximo do produtor rural e transformar o conhecimento em inovação frente aos desafios da rotina no campo, a Stoller, uma empresa Corteva Agriscience, completa 50 anos de atuação no Brasil em 2023. A multinacional está presente em 56 países, sendo líder mundial na nutrição e fisiologia vegetal, soluções que, integradas, possibilitam ao agricultor aproveitar o máximo potencial genético das plantas, obtendo elevados níveis de produtividade e construindo uma agricultura mais eficiente.

Newslink Comunicação