Liderança global e América do Sul da ICL anunciam parceria nesta semana com time da Ideelab Biotecnologia para o desenvolvimento de seis produtos biológicos exclusivos nos próximos três anos

Líder global que utiliza seus recursos exclusivos e capacidade tecnológica para desenvolver soluções impactantes em nutrição e fisiologia de plantas, a ICL anunciou hoje o estabelecimento de uma parceria com a startup Ideelab Biotecnologia, focada em tecnologias inovadoras em produtos biológicos. O objetivo é desenvolver seis novos produtos que utilizem as tecnologias avançadas da Ideelab nos próximos três anos. (Na foto, da esquerda para direita: Alfredo Kober (CEO da ICL na América do Sul), Elad Aharonson (presidente global da ICL Growing Solutions), Ronaldo Dalio (CEO da Ideelab), Michel Castellani (diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ICL na América do Sul), Ithamar Prada (vice-presidente de Marketing e Inovação da ICL na América do Sul), Victor Scotton (vice-presidente Comercial B2C da ICL na América do Sul) e Reginaldo Costa (diretor comercial das marcas Dimicron, Maximus e Aminoagro).

Um mês após adquirir a empresa Nitro 1000, a ICL avança com a estratégia de fortalecer o seu portfólio de soluções sustentáveis. Desde que a Ideelab apresentou suas tecnologias, em 2022, no lançamento do Hub ICL Planet no Brasil, um programa de aceleração realizado em parceria com o AgTech Garage, as duas empresas vêm trabalhando juntas para identificar oportunidades de desenvolvimento de novos produtos que combinem a expertise da ICL em nutrição e fisiologia de plantas às plataformas de inovação tecnológica da Ideelab.

“A parceria com a Ideelab irá acelerar o processo de desenvolvimento de soluções inovadoras para agricultura, DNA da ICL, por meio da base tecnológica dos biológicos, permitindo oferecer um portfólio de soluções ainda mais completo e sustentável aos nossos clientes”, afirma Michel Castellani, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ICL. “A Ideelab tem know-how e estrutura tecnológica complementar aos da ICL e, por isso, acreditamos que essa colaboração vai gerar muita inovação para o setor”, complementa.

Paulista de Piracicaba, a Ideelab foi fundada em 2019 e, desde então, desenvolve soluções avançadas para o mercado agrícola, com foco em biológicos das próximas gerações, baseados em metabólitos, proteínas e outros tipos de ativos produzidos por microrganismos. A parceria será alavancada pela biofábrica Ideelab, planejada para operar no início de 2025, com capacidade de fermentação de 6 milhões de litros, desenhada para industrialização das próximas gerações de tecnologia de biológicos para o mercado.

Para Ronaldo Dalio, CEO da Ideelab, estabelecer essa parceria com uma empresa já líder em nutrição de fisiologia de plantas, significa acelerar a geração de inovação para o agronegócio brasileiro, com potencial de impacto em escala global. “Desde as primeiras conversas ficou muito clara a ambição da ICL em desenvolver inovação disruptiva com produtos biológicos para a agricultura com o objetivo de oferecer soluções sustentáveis e regenerativas para a produção de alimentos em escala global”, destaca Dalio. “Esta sinergia de propósitos nos aproximou e contribuiu para rapidamente construirmos uma parceria”, conclui.

ICL Group Ltd. é uma empresa global líder em minerais especializados, que desenvolve soluções impactantes para os desafios de sustentabilidade da humanidade nos mercados de alimentos, agricultura e indústria. A ICL utiliza seus recursos exclusivos de bromo, potássio e fosfato, sua força de trabalho profissional global e sua P&D focada em sustentabilidade e recursos de inovação tecnológica para impulsionar o crescimento da empresa em seus mercados finais. As ações da ICL são listadas duplamente na Bolsa de Valores de Nova Iorque e na Bolsa de Valores de Tel Aviv (NYSE e TASE: ICL). A empresa emprega mais de 12,5 mil pessoas em todo o mundo e sua receita em 2023 totalizou aproximadamente US$ 7,5 bilhões. Na América do Sul, a ICL controla também as marcas Dimicron, Maximus e Aminoagro e atua ainda no mercado de aditivos e ingredientes para a indústria alimentícia.

A IdeeLab Biotecnologia é uma empresa de biotecnologia agropecuária inovadora e em rápido crescimento no Brasil, focada no desenvolvimento de tecnologias e produtos biológicos disruptivos para agricultura sustentável e regenerativa, incluindo o controle biológico de pragas e doenças, indução de respostas de resistência/tolerância de plantas, biostimulação, ciclo nutricional e modulação do estresse biótico/abiótico em culturas importantes. Esta abordagem multidisciplinar permite atender às necessidades emergentes do mercado agrícola global, fornecendo biotecnologia como serviço em diferentes estágios de P&D, desde Bioprospecção e Descoberta, até Validação Agronômica e Lançamento no Mercado (escalonamento, formulação, controle de qualidade/shelf-life, transferência de tecnologia e fabricação). Com expertise em fitopatologia, fisiologia vegetal e bioquímica, seus laboratórios e instalações de bioprocessamento são adaptados para servir ao desenvolvimento de insumos agrícolas com base em crescimento celular microbiano/títulos de esporos, bem como metabólitos, peptídeos/proteínas, RNA de interferência, edição CRISPR, e outros microrganismos derivados de OGM. A Ideelab está expandindo suas capacidades para uma indústria de biológicos B2B (white label), que será inaugurada no início de 2025.

Connectare Comunicação