Para a 17ª Bahia Farm Show, GAtec levará todas suas tecnologias que facilitam a tomada de decisões dos produtores garantindo informações precisas de forma prática

A cada ano cresce o protagonismo da agricultura baiana no cenário nacional. Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2022/23 de grãos, por exemplo, deve atingir novo recorde, com acréscimo de 7,7% na produção total. Os números apontam para uma colheita de 13 milhões de toneladas de grãos para a Bahia no período e, sendo confirmados, representam o terceiro recorde seguido. Este avanço tem muita influência do Oeste do Estado, região, que não por acaso, sediará a 17ª Bahia Farm Show, uma das maiores feiras do Norte e Nordeste brasileiro que acontece de 6 a 10 de junho, em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com Rodrigo Breviglieri, especialista da GAtec, empresa de consultoria, treinamento, desenvolvimento com soluções de software agrícola e integração de sistemas de gestão para cana-de-açúcar, grãos, algodão, café e agroindústria pecuária, entre outros, que tem amplo conhecimento no Estado, essa região em especial é muito propícia à tecnologia. Segundo ele, as cidades próximas a Luís Eduardo Magalhães, como Barreiras, Roda Velha, São Desidério, são de excelente topografia com áreas cultivares totalmente planas, com alta produção de soja, milho e algodão. “Esta é uma região muito rica, que está em desenvolvimento. São produtores muito abertos a novas tecnologias”, diz o profissional.

Exatamente por esse perfil tecnológico que mais uma vez a GAtec marca presença na Bahia Farm Show, com todo o seu portfólio de soluções para multiculturas. Entre as ferramentas, o destaque é para o SimpleFarm, um software desenvolvido em plataforma web, baseado nas tecnologias Microsoft que atenderá, em uma base única, produtores de diversas culturas, bem como pecuaristas.

Devido à possibilidade de hospedagem na nuvem (cloud computing, o sistema pode ser acessado de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet. Também pode ser instalado na estrutura de TI do próprio cliente, caso ele não queira se hospedar em cloud. “O SimpleFarm é uma revolução, hoje, toda a parte de acompanhamento a campo, está disponível na palma da mão. Ele é expansivo e se auto adapta a qualquer aparelho que tenha conectividade”, destaca Breviglieri.

 

Manejo de pragas – Os visitantes da feira também vão poder conhecer melhor outra solução da GAtec, o Shield. A plataforma inteligente foi desenvolvida para manejo sustentável de pragas, isenta de viés comercial relacionado a produtos químicos e biológicos, visando sempre à eficiência operacional e a redução de custos dos produtores.  Ele se destaca por sua alta tecnologia com a utilização de Cloud, Big data e Inteligência Artificial para previsibilidade de áreas mais suscetíveis às pragas e para a recomendação do melhor controle das mesmas no tempo certo.

Também é disponibilizado ao cliente um aplicativo mobile interativo offline com fichas de monitoramento e mapas de orientação. “O Shield, por meio de análise fotográfica, identifica as pragas com seu algoritmo, ou seja, ele faz o reconhecimento e indica a recomendação de aplicação de produtos para combater a praga sempre com o uso racional de insumos, preservando o ambiente de inimigos naturais com boas práticas de manejo sustentável”, ressalta Breviglieri.

 

A feira – Hoje, a Bahia Farm Show está entre as três maiores feiras do País em volume de negócios. A edição de 2022, com 360 expositores, atingiu um recorde de R$ 7,9 bi, além de ter atraído a marca histórica de 101 mil pessoas em seus cinco dias de realização. O evento é uma verdadeira vitrine das maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços do Brasil. “Essa sem dúvida é uma excelente oportunidade de realizar negócios, por isso nossa participação será com stand próprio e com nossa equipe técnica e comercial para apresentar nossos produtos e esclarecer dúvidas”, finaliza o profissional.

A GAtec S/A Gestão Agroindustrial está sediada em Piracicaba, no interior paulista, oferecendo aos clientes consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para o agronegócio. Composta por profissionais com mais de 40 anos de experiência em planejamento e controle agroindustrial, a empresa conta também com filiais em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ribeirão Preto/SP, Sul de Minas, região do MAPITOBA, Goiás e Pará. Além disso, está presente em 14 países com mais de 320 clientes e 9 milhões de hectares plantados. Sua atuação contempla todas as culturas do agronegócio, além da pecuária.

Rural Press