Exigente em nutrientes e sensível ao excesso de adubação, cultivo da cebola desafia o produtor

A cebola está presente na maioria dos lares brasileiros e é facilmente encontrada em mercados e feiras por todo o território nacional, mas engana-se quem acha que o seu cultivo é simples e fácil. Ao mesmo tempo em que exige um solo rico em nutrientes, sua cultura é sensível ao excesso de adubação. Desta forma, o manejo adequado do solo é fundamental para garantir uma safra saudável, com bulbos em tamanho padrão e bem formados.

Com o começo da semeadura a partir de meados de abril, ainda dá tempo de preparar o solo e deixá-lo em condições de oferecer tudo o que é preciso para o desenvolvimento correto da hortaliça, com a adoção de produtos que ofereçam reação imediata, como é o caso dos óxidos.

Moacir Antunes é produtor de cebola em Agronômica, em Santa Catarina, fez o plantio da hortaliça em um área que nunca havia recebido esse tipo de cultivo e ficou muito satisfeito com os resultados da colheita após o uso dos produtos Agrolitá. “Para a nossa lavoura foi excelente, com um resultado muito rápido”.

“O principal desafio para esta lavoura foi correr contra o tempo, pois era necessário uma resposta rápida e precisa para o solo. A aplicação do Cálcio (Ca) e Magnésio (Mg) em forma de óxidos garantiram a elevação do pH e teores de Cálcio na saturação do solo, e, ao mesmo tempo, zeraram o alumínio” afirma Djeime Muniz, técnico agrícola que prestou consultoria e auxiliou diretamente no plantio realizado nas áreas do produtor Moacir Antunes.

Caroline Santiago, técnica agrícola da Agrolitá, explica que, “os produtos Agrolitá foram desenvolvidos exclusivamente para hortaliças, principalmente para ajudar no desenvolvimento das raízes e manter folhas verdes por mais tempo”. Com raízes mais desenvolvidas a hortaliça melhora a absorção de água e nutrientes necessários para atingir seu máximo potencial produtivo.

No cultivo da cebola, em especial, muitas vezes as raízes apresentam um crescimento inferior ao dos bulbos e folhas, sendo assim, a utilização de fertilizantes com Ca e Mg de pronta ação é a mais indicada.

“A planta bem nutrida, também é mais saudável, sofre menos com o ataque de pragas e apresenta um maior tempo de durabilidade no armazenamento. Uma boa adubação com Ca, Mg e Enxofre traz ainda outros benefícios, como, por exemplo, durante a secagem. Com cascas mais fortes, as cebolas perdem menos peso na cura e o risco de apodrecimento no armazenamento diminui. O Enxofre também melhora o sabor e o aroma da cebola”, finaliza Caroline.

A Agrolitá é uma divisão agrícola da Caltec Química Industrial, responsável pelo desenvolvimento e comercialização de uma a linha de fertilizantes [CR5] voltados ao hortifruti. Criada para atender ao setor de HF, um público exigente que precisa de resposta rápida em suas culturas, oferece produtos de fácil aplicação, alto escoamento e resultados imediatos. Com mais de 75 anos de história, a Caltec possui Certificação ISO 9001 e é premiada pela FINEP em Inovação Tecnológica e pela CNI em Qualidade e Produtividade.

Egom PR Agency