Soluções naturais da Alltech Crop Science que ajudam os produtores a aumentar a produtividade e a rentabilidade de forma sustentável serão apresentadas na 10ª AgroRosário

 

De agricultores familiares a grandes empresários, os produtores de soja do Oeste da Bahia que utilizam soluções biotecnológicas superam desafios e melhoram os resultados de suas lavouras, com um incremento de até 7,65 sacas por hectare (sc/ha). “A aplicação de soluções naturais para nutrição, proteção e performance de plantas e do solo, desenvolvidas a partir de amplas pesquisas científicas, contribui para ganhos de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade”, destaca o engenheiro agrônomo José Rafael Carvalho Filho, gerente macro de vendas da Alltech Crop Science.

Segundo ele, o uso dessas soluções busca promover a saúde do solo. “Um solo equilibrado é fundamental para prevenir problemas no crescimento e desenvolvimento da planta e dos grãos, por isso é o ponto de partida para uma boa produtividade”, aponta. De acordo com o gerente regional de vendas da Alltech Crop Science, Pablo Tenório, o maior desafio dos sojicultores do Oeste da Bahia são os estresses abióticos causados pelo clima, já que a região alterna longos períodos de seca com épocas de excesso de chuvas, além de pragas – principalmente nematoides – e doenças.

Para melhorar a performance das plantas, auxiliando na formação e fertilidade dos órgãos reprodutivos dos vegetais, a Alltech Crop Science disponibiliza o fertilizante foliar Grain-Set, formulado a partir de extratos vegetais e nutrientes complexados por aminoácidos. Já para a nutrição, a empresa conta com o fertilizante Liqui-Plex Bonder, que fornece aminoácidos de maneira equilibrada, auxilia na absorção e aproveitamento de nutrientes e ameniza os efeitos provocados por situações de estresse ambiental e fitotoxidez. Enquanto para a proteção, oferece o Nem-Out, aditivo formulado com enzimas e micro-organismos especialmente selecionados, que otimiza o processo de decomposição, transformando elementos orgânicos em biomassa naturalmente enriquecida.

Os ganhos decorrentes da adoção da biotecnologia são percebidos em propriedades de todos os portes no Oeste da Bahia, com áreas que variam de 2 mil a 100 mil hectares. Como exemplo, na Fazenda Celeiro, localizada no município de Jaborandi, a aplicação combinada do Grain-Set com o Bonder em colheita irrigada da cultivar TMG 7067 IPRO resultou em um aumento de 7,65 sacas de soja por hectare na safra 2022/23. Em outro pivô da mesma propriedade, com a cultivar Brasmax GUEPARDO IPRO, o tratamento com Nem-Out possibilitou um acréscimo de 5,43 sc/ha.

 

Oportunidades de negócio – Os produtores rurais da região terão a oportunidade de conhecer e esclarecer dúvidas sobre o portfólio de soluções biotecnológicas da Alltech Crop Science na 10ª edição da AgroRosário, que ocorrerá de 7 a 9 de março, no município de Correntina (BA). Promovido desde 2013 pela J&H Sementes e parceiros comerciais, o evento tem como objetivo fornecer informações e avanços tecnológicos aos profissionais da cadeia produtiva, além de oferecer oportunidades de negócio aos produtores e empresários do setor agrícola. A estimativa dos organizadores é receber um público superior a 2 mil pessoas durante os três dias de feira.

“A Alltech Crop Science disponibiliza um amplo leque de soluções naturais para apoiar os agricultores em cada fase do plantio, da preparação do solo até a colheita, que os ajuda a potencializar resultados e minimizar o impacto ambiental”, afirma Carvalho Filho, que projeta crescimento nas vendas em relação à feira de 2023. “Com as condições comerciais especiais que oferecemos durante o evento, os produtores podem antecipar a compra de insumos para a próxima safra (2024/2025) e reduzir custos”, enfatiza Tenório. A distribuição dos produtos da Alltech Crop Science no Oeste da Bahia é realizada pela distribuidora Gerais Agro, com quem compartilha o estande na AgroRosário.

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech, desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de fertilizantes sólidos, nutrição, solo, proteção e performance, auxiliando na sustentabilidade e lucratividade do produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

Centro de Comunicação