Dia Mundial do grão reforça valor nutricional do alimento e destaca seu diferente uso na adaptação de receitas sem proteína animal

Normalmente visto como a dupla inseparável do arroz, o feijão também marca presença recorrente no prato dos brasileiros. E para os vegetarianos e veganos, ele desempenha um papel ainda mais importante na alimentação. Nesse cenário, o Dia Mundial do grão, comemorado neste sábado, dia 10, reforça o valor nutricional do alimento e destaca seu diferente uso na adaptação de receitas sem proteína animal.

Enquanto para alguns o feijão é apenas um acompanhamento, para aqueles que optam por não comer carne, ele pode ser um ingrediente principal, tornando o grão um aliado indispensável na cozinha. Com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os benefícios das pulses, a data que evidencia as leguminosas foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 2019.

Por mais que apresente algumas variações, o carioca é o tipo mais consumido no Brasil, segundo dados atualizados no ano passado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com 56%. A Fumacense Alimentos, com a marca Kifeijão, é uma das indústrias que aposta no ramo.

 

Nutrientes importantes para a saúde – A leguminosa, que é tradicionalmente lembrada por possuir ferro, também detém outro importante nutriente – de maneira mais especial para os vegetarianos e veganos –, a proteína vegetal. Responsável pela parte estrutural do organismo, o consumo dessa substância presente no feijão é de grande importância para os seres humanos. Por isso, pessoas adeptas a esse estilo de vida devem apostar em fontes variadas para consumir a quantidade diária ideal.

 

Uma nova proposta culinária – Muito versátil, a leguminosa pode ser incorporada em diversos pratos totalmente sem origem animal, como salada de grãos, bolinhos de feijão, hambúrgueres e muito mais. “Ele se adapta facilmente em diferentes preparações, proporcionando texturas e sabores diferentes. Dessa forma, não só amplia as opções de refeição para vegetarianos e veganos, como também incentiva a criatividade na cozinha”, destaca o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Marquardt.

Os bolinhos de feijão, por exemplo, são uma opção apetitosa para variar o cardápio, podendo ser servidos como petiscos, acompanhamentos ou até mesmo como prato principal. Já os hambúrgueres de feijão oferecem uma alternativa saudável e saborosa para aqueles que desejam desfrutar de uma refeição que normalmente seria associada à carne. “A inclusão é algo muito importante; precisamos olhar para novas possibilidades e ver o grande potencial por trás do grão”, afirma Marquardt.

Além disso, é essencial destacar a importância de os vegetarianos e veganos procurarem um nutricionista para garantir uma alimentação balanceada que atenda às necessidades específicas desse estilo de vida, fornecendo orientações sobre fontes alternativas de proteínas e outros nutrientes essenciais.

Referência nacional na produção de arroz e produtos feitos à base desse cereal, a Fumacense Alimentos possui as marcas Kiarroz, RisoVita e Kifeijão, além da Campeiro, Vilarroz e da linha Boby, a última voltada para alimentação de animais. Fundada em 1970, sua matriz está localizada em Morro da Fumaça, no Sul de Santa Catarina. A empresa possui, ainda, outras duas plantas produtivas, uma em Alegrete/RS e outra em Pombos/PE. 

Juntamente com a JS Empreendimentos, o Criciúma Shopping, a Mark At Place e a Cervejaria Santa Catarina, a Fumacense Alimentos – com as marcas Kiarroz e RisoVita – faz parte do Grupo EZOS, um grupo econômico lançado em 2020 com um sistema de gestão inovador, por conta da criação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados do Sul catarinense.


Expressio Comunicação