A Positiv.a trabalha em parceria com a empresa têxtil Santa Luzia para produção e venda de uma linha de panos de algodão orgânico. E a parceria gerou um aumento de demanda para a produção da empresa da Paraíba. De 2019 para cá o plantio da matéria prima aumentou em 500%, atingindo hoje 100 hectares.

A cerca de 600 quilômetros de João Pessoa está localizada a cidade de São Bento, no sertão da Paraíba. É lá que acontece há mais de 34 anos a produção de redes, jogos americanos, mantas, almofadas, jogos de cama e cortinas de forma ética e responsável, feita pela empresa têxtil Santa Luzia em parceria com mais de 400 famílias que atuam com a agricultura familiar e a produção artesanal das peças.

A produção ecológica é feita, em sua maioria, a partir do uso do algodão colorido orgânico, quando a pluma já nasce com a cor, sem o uso de aditivos ou corantes, dispensando qualquer tingimento. A fibra foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), por meio de cultivo agroecológico. Neste sistema, não é permitido utilizar inseticidas, herbicidas, fungicidas e outros insumos químicos industrializados capazes de poluir o solo e a água. Com isso, o agricultor não manuseia produtos tóxicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. O detalhe revolucionário deste algodão é nascer no semiárido, região de baixo índice pluviométrico, e gerar uma grande safra sem irrigação

Mesmo com o processo slow que tem do cultivo ao acabamento um trabalho artesanal, os produtos feitos pela empresa chegaram a outros cantos do Brasil e do mundo. Atualmente, produzem uma linha de panos comercializada por uma marca de produtos de limpeza e autocuidados sustentáveis, a Positiv.a. Marcella Zambardino, co-CEO da marca, conheceu o proprietário da empresa, Armando Dantas, em um evento e propôs um desafio de criarem um produto perfeito juntos.

Armando Dantas, CEO da Santa Luzia Redes e Decoração, comenta que foi preciso um ano inteiro de estudos e testes para chegar ao produto ideal, mas que a busca valeu a pena. Hoje, com a linha de panos eles aumentaram a compra garantida de algodão orgânico, que garante um preço justo tanto para o agricultor como para o comprador. Só em 2020 houve o aumento de 300% do plantio da matéria prima. Em 2019 eram 20 hectares sendo plantados, em 2020 o número subiu para 60 hectares e em 2021 já são 100 hectares com o plantio do algodão.

Além disso, a nova demanda fez com o que o time de costureiras aumentassem em 50%. Outra melhora na economia da região foi com o processo de lavagem que precisa ser feito nos panos para que eles possuam eficácia de absorção. Este processo é feito por uma lavanderia também da cidade de São Bento.

Hoje, a Santa Luzia tem 120 funcionários diretos com 20 teares mecânicos na fábrica, sendo 20% são dedicados exclusivamente para a Positiv.a.


Fala Criativa
falacriativa.com.br