Nos últimos 38 anos, a agricultura brasileira viu um aumento significativo de 61 milhões de hectares em sua área de plantio, segundo dados do MapBiomas. Diante deste cenário, a Ajinomoto Fertilizantes®, divisão de Agronegócios da Ajinomoto do Brasil, reforça seu compromisso com a sustentabilidade agrícola, apostando em pesquisas e parcerias com o objetivo de disseminar os benefícios dos aminoácidos na agricultura, ressaltando a importância da preservação do solo para garantir a segurança alimentar e um futuro sustentável.

“Nossas principais atividades envolvem trabalhos de pesquisa e extensão, no intuito de avaliar a eficácia dos nossos produtos e disseminar os benefícios dos aminoácidos na agricultura. Realizamos parcerias com engenheiros agrônomos para publicações científicas, materiais de campanha e treinamentos técnicos”, explica Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes.

 

Agricultura sustentável – Entre os parceiros da empresa está o engenheiro e professor de Manejo de Plantas Daninhas na Esalq (USP), Rafael Pedroso. Para ele, a colaboração entre a Ajinomoto do Brasil e os engenheiros agrícolas é essencial para impulsionar a inovação e aprimorar as condições de pesquisa. “O trabalho conjunto com a empresa desempenha papel crucial na eficiência e no alinhamento com as demandas do setor, facilitando o intercâmbio de conhecimentos e a abordagem das necessidades reais da agricultura”, destaca o engenheiro.

 

Tecnologia que promove saúde do solo e das plantas – O investimento contínuo em pesquisa e tecnologia posiciona a empresa no caminho do desenvolvimento de fertilizantes inovadores. Segundo Rafael Hirano, gerente da área técnica da Ajinomoto® Fertilizantes, a companhia tem dedicado esforços para explorar o potencial dos aminoácidos, buscando destacar como essa abordagem pode transformar o cenário agrícola nacional e melhorar a fertilidade do solo.

A Ajinomoto Fertilizantes® apresenta em seu portfólio, produtos organominerais de alta tecnologia, como o AMINO Imune e o AMINO Proline, compostos por uma mistura exclusiva de aminoácidos, que ajudam a fortalecer a imunidade das plantas e auxiliam em condições adversas de estresse. O AMINO Imune possui uma composição rica em substâncias essenciais para o desenvolvimento de plantas mais saudáveis e com nutrição mais equilibrado, consequentemente, plantas mais aptas as intempéries do campo.

Já o AMINO Proline desempenha uma função vital ao auxiliar as culturas em condições severas de estresse. Ele é indicado para proteger as plantas em situações de déficit hídrico e temperaturas extremas, permitindo uma resposta mais eficaz ao estresse.

“Apesar dos aminoácidos não substituírem os nutrientes essenciais para as plantas, são substâncias que podem auxiliar e potencializar a absorção desses nutrientes, otimizando o desempenho das culturas. Para informar os produtores brasileiros sobre os benefícios dos aminoácidos, a Ajinomoto do Brasil realiza palestras, treinamentos com revendedores e divulgações online”, conclui Rafael Hirano.

A divisão Agronegócios foi estruturada em 2000 para produzir fertilizantes em um processo natural de fermentação microbiológica, que não agride o meio ambiente durante sua produção e nem em sua utilização no campo, se utilizado conforme a recomendação de uso. Hoje, a empresa atua no mercado de fertilizantes em diversas culturas como frutas, hortifruti e café. Atualmente, a empresa produz 14 fertilizantes que fazem parte das linhas AMINO e AJIFOL®, de foliares e de fertirrigação, e AMIORGAN®, de fertilizantes sólidos. www.ajinomotofertilizantes.com.br.

Ajinomoto do Brasil – Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, Receita de Casa™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, VONO® Proteína e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e MID ZERO™, o azeite de oliva extra virgem TERRANO®, o azeite de oliva tipo único TERRANO® e a linha TERRANO® Veggie Burger, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10 bilhões e nacional de R$ 3,4 bilhões no ano fiscal de 2022. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo.  www.ajinomoto.com.br


Race Comunicação