A Perfect Flight, empresa especializada em pulverização de precisão, foi uma das três agritechs brasileiras que participou do projeto organizado pelo governo britânico

Três agritechs brasileiras foram selecionadas para participar de um intercâmbio de conhecimento na Agri-EPI, um dos principais hubs de tecnologia em agricultura do Reino Unido. A imersão ocorreu do dia 6 a 18 de novembro, com uma agenda extensa de visitas e compromissos.

As empresas Perfect Flight, Nooa e GeoApis representaram o Brasil com soluções para alguns dos principais desafios dos setores agrícola e agrotecnológico do Reino Unido. Cada uma delas foi responsável por tratar de um dos tópicos a seguir: produtos biológicos e resiliência em condições de seca; saúde do solo e monitoramento de carbono; e pulverização de precisão.

Financiada pelo departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agro e Pecuária (Embrapa) está trabalhando para acelerar as inovações tecnológicas e as oportunidades de negócios entre as nações. Além das atividades de intercâmbio de conhecimento, a iniciativa visa a criação de um futuro ecossistema de instalações, infraestrutura e suporte comercial.

“Este projeto visa dar às empresas preparadas para o mercado a oportunidade de compreender o que é oferecido nestes diferentes mercados em termos de uma aterragem suave, redes que podem facilitar-lhes oportunidades e uma compreensão sobre os desafios enfrentados na agricultura”, disse Rose Judeh-Elwell, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Agri-EPI, em uma nota.

Dentre as possibilidades que o evento oferece para os participantes, estão: redes parceiras,

oportunidades de P&D; principais áreas de desafio do mercado; ecossistemas locais de negócios e pesquisa; sistemas agrícolas; potencial do mercado de exportação e desafios a superar e instalações que poderiam ser usadas para avaliar/validar seus produtos/serviços.

 

Agtech participante é destaque na pulverização de precisão – A Perfect Flight foi uma das agritechs brasileiras selecionadas para participar do intercâmbio e, durante duas semanas consecutivas, sua equipe pôde visitar fazendas, centros de inovação e centros de engenharia agrícola para entender de perto os processos realizados no Reino Unido.

Segundo Leonardo Luvezuti, engenheiro agrônomo e head de negócios da Perfect Flight, a empresa apresentou suas soluções de agricultura de precisão nas instituições agrícolas de ensino e de Pesquisa & Desenvolvimento do Reino Unido, assim como nas principais regiões produtoras de grãos da Inglaterra.

Sobre o evento, o Luvezuti revelou como a tecnologia da empresa foi bem recebida. “Pudemos observar, na prática, o quanto as soluções da Perfect Flight se enquadram no contexto do Reino Unido”, afirma Leonardo. “Nosso software consegue alcançar o nível de tecnologia exigido nas aplicações, aliado à necessidade de manter a biodiversidade, e cumprir a legislação ambiental europeia de maneira satisfatória”, explicou.

Presente nos Estados Unidos e na América Latina, a startup atua no monitoramento de pulverizações aéreas, através de sua plataforma digital, e como um hub de soluções e de inteligência para a pulverização de precisão. “Com o nosso banco de dados, nossos clientes e nosso know-how, podemos prover ao agricultor as melhores soluções de pulverização para cada tipo de desafio como relevo, cultura e praga”, explica Leonardo.

As soluções da Perfect Flight permitem que os usuários tomem decisões de gerenciamento mais confiantes, com base em insights de dados objetivos e gerenciem toda a operação em um só lugar. “Além de ajudar produtores a aumentarem seus lucros através da produtividade, o nosso sistema se torna uma poderosa ferramenta de ESG”, destaca.

Isso se dá porque a tecnologia no campo por meio da pulverização de precisão garante uma produção mais saudável e sustentável, com segurança para o trabalhador e para o entorno das plantações, evitando a contaminação de áreas residenciais e meio ambiente.

“Nossa tecnologia é a combinação da rastreabilidade de cada aplicação, realizada com os melhores parâmetros de sustentabilidade e com a qualidade adequada”, ressalta Leonardo. “Para nós, cada gota importa, seja no Brasil ou em qualquer lavoura no mundo!”.

Por fim, Leonardo, o head de negócios da agtech conclui: “Foi com a utilização de soluções tecnológicas que o Brasil se tornou referência de inovação no agronegócio e, por isso, foi um prazer poder representar o nosso país neste evento tão importante e apresentar nossa tecnologia para o restante do mundo”.

A Perfect Flight é uma agtech que presta serviços de monitoramento de pulverizações aéreas de defensivos agrícolas através de uma plataforma digital. O sistema da startup foi construído a partir de cloud computing, fazendo com que ele possa ser executado em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Os mapas do software de aplicação são baseados no Google Maps e permitem que os clientes visualizem em detalhes as faixas de aplicação e os talhões alvo, além das áreas de sobreposição e áreas não cobertas. O programa também possui relatórios sustentáveis que permitem que áreas de restrição como habitações, cidades, criações no campo, culturas vizinhas, colmeias de abelhas ou criações de bicho-da-seda, rios, lagos ou minas sejam preservadas das pulverizações.

A Perfect Flight, cujo sistema foi patenteado nacional e internacionalmente, é uma startup residente dos principais ambientes de inovação no agro, como o AgTech Garage e o Pulse Hub de Piracicaba (SP), além dos escritórios em São João da Boa Vista (SP), Rondonópolis (MT), Luís Eduardo Magalhães (BA) e em Iowa nos EUA.


Comunicação Conectada