Por ocasião do Dia Internacional do Café, celebrado todos os anos em 1º de outubro, a illycaffè, líder mundial em café de alta qualidade, concentra suas ações na Economia Circular, através de práticas ambientais sustentáveis para a produção de café de alta qualidade.

O café é a segunda commodity mais comercializada no mundo, com um grande impacto sobre a economia e o meio ambiente. Por esta razão, beber uma xícara de café não é apenas uma questão de gosto, deve se tornar um gesto responsável em relação ao meio ambiente. No dia 1º de outubro será lançada a campanha de comunicação #cupsidedown, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da economia circular como uma alternativa ao modelo tradicional de economia linear.

Com #cupsidedown, a illycaffè enfatiza a necessidade da mudança de perspectiva através da illy Art Collection projetada em colaboração com o artista Matteo Attruia e apresenta uma xícara de cabeça para baixo. Virar a icônica xícara illy de cabeça para baixo é um gesto simbólico que muda a perspectiva tradicional do consumidor, com o objetivo de promover uma atitude virtuosa e destacar a sustentabilidade por trás de cada xícara de café illy.

Através da campanha #cupsidedown, que se será realizada por todo o mês de outubro em todos os pontos de venda illy, os consumidores poderão experimentar a xícara de cabeça para baixo e, através de conteúdo específico, aprender sobre o impacto que pequenos gestos cotidianos podem ter no planeta, especialmente no que diz respeito ao café e sua cadeia de valor, e a importância das práticas agrícolas responsáveis.

A criação de valor econômico, social e ambiental para os stakeholders tem sido, desde o início, o princípio norteador da illycaffè, o que a levou a desenvolver um modelo de negócios baseado na qualidade sustentável. Por ser uma Benefit Corporation com o certificado B-Corp, a illy acredita firmemente na necessidade de construir um sistema que possa se regenerar por si só, assegurando o bem-estar das pessoas e do planeta. A empresa trabalha lado a lado com os cafeicultores, treinando-os para alcançar qualidade sustentável e apoiando projetos que criam valor para as comunidades locais e ao meio ambiente. A illycaffè tem como objetivo tornar-se livre de carbono até 2033, aplicando um modelo circular e regenerativo que pode sequestrar o carbono ao longo de sua própria cadeia de fornecimento através do uso de energia renovável e reduzindo o impacto de cada elemento ao longo do ciclo de produção, desde produtos até embalagens.

“Com #cupsidedown continuamos a jornada de treinamento iniciada no ano passado durante o mês do café. A xícara invertida, símbolo desta campanha, foi concebida para propor uma mudança de perspectiva, uma maneira diferente de viver e observar nosso cotidiano, partindo de um gesto natural como beber um café illy, que não deve ser apreciado apenas por seu sabor, mas também pelo valor que gera para as pessoas e para o planeta – explica Cristina Scocchia, CEO da illycaffè – Para ampliar o impacto positivo é necessário estimular uma mudança de perspectiva, uma nova maneira de pensar sobre o uso de recursos que favoreçam a transição de um modelo econômico linear para um circular. Trabalhando juntos, com senso de responsabilidade, podemos impulsionar a transação em direção a um futuro sustentável”.

A campanha #cupsidedown estará disponível a partir de 1º de outubro em: www.illy.com/cupsidedown, em todas as plataformas de mídia social illy (Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter), lojas illy Caffè e supermercados.

A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933 e empenhada em oferecer o melhor café do mundo. Produz um blend único, 100% Arábica, feito com 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, e tem um compromisso constante com a inovação. Com a criação do “Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso” no Brasil em 1991 e do “Ernesto Illy International Coffee Award” em 2017, reiterou o seu compromisso com os produtores de café, aos quais paga um preço premium pela melhor qualidade. Desde 2013, a empresa, que está presente em 140 países de todo o mundo, tem figurado regularmente na lista das Empresas Mais Éticas do Mundo. Depois de adotar o estatuto de Società Benefit em 2019, em 2021 a illy tornou-se a primeira empresa de café italiana a obter a certificação internacional B Corp, em reconhecimento ao seu compromisso de respeitar os mais elevados padrões de desempenho ambiental e social. Em 2021, a empresa empregava 1305 pessoas e registrou receitas consolidadas de cerca de € 500 milhões. Em 2021, a Rhône Capital tornou-se acionista minoritária da illycaffè para ajudar a empresa no seu crescimento internacional.

ADS Comunicação Corporativa