A Vateli surgiu em 2017, trazendo para o mercado brasileiro inovação e qualidade para o agronegócio. Da visão inovadora de uma família na cidade de Novo Horizonte, interior de São Paulo, a marca tem como raízes uma fazenda transformada em um verdadeiro jardim de palmito pupunha. Almejando um produto nutritivo e saboroso, a família se dedicou ao cultivo sustentável, com um olhar aguçado para a conservação do solo e dos recursos naturais. Esse compromisso se estendeu ao processo produtivo, com uma antiga tulha de café sendo revitalizada e transformada na fábrica da Vateli – uma mistura harmoniosa entre tradição e tecnologia de ponta.

Inquieta na missão de encontrar novas formas de impactar positivamente a vida dos consumidores que buscam alimentos saudáveis e saborosos, a equipe da Vateli se debruçou por dois anos em um projeto inusitado, combinando poucos e bons ingredientes para criar uma alternativa à manteiga feita com palmito pupunha. O produto final surpreendeu as mais altas expectativas, que ganhou o nome de Planteiga, e já vem trilhando um rápido crescimento no mercado, tendo sido reconhecida com o prêmio de melhor produto do ano na Naturaltech 2023, a maior feira de produtos saudáveis da América Latina.

 

Diferencial autoral e qualidade ímpar – Diferente de muitas empresas do segmento alimentício, a Vateli não é apenas uma marca. Ela desenvolve a cadeia de produção completa, desde a plantação do palmito até o processamento e a venda de seus produtos. Esta abordagem garante a rastreabilidade, sustentabilidade e a segurança na origem dos ingredientes.

O compromisso da Vatelli com a qualidade é evidente em todos os aspectos de sua produção. A fábrica foi meticulosamente projetada com infraestrutura de primeiro mundo, desde o uso de pisos de uretano e forro isotérmicos até práticas e procedimentos operacionais padronizados que garantem segurança e higiene. Na planta, foi montado um laboratório que conduz a aferição de todas as etapas, desde a qualidade da matéria prima, aos processos de fabricação e produção final. Esse padrão de excelência diferencia a Vatelli de muitas fábricas tradicionais de palmito e destaca a marca como líder em qualidade e segurança.

 

Sustentabilidade desde a raiz – O compromisso com práticas sustentáveis é evidente em cada etapa. Em contraste com a extração de palmitos de açaí da Amazônia, a Vateli cultiva em áreas agrícolas seu próprio palmito pupunha de forma responsável, garantindo que o impacto ambiental seja mínimo. As práticas de manejo imitam o ambiente natural da floresta, promovendo biodiversidade e evitando o uso excessivo de herbicidas.

O plantio de pupunha tornou-se um destaque no agronegócio, graças à adoção de técnicas inovadoras que promovem a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. Utilizam-se cinco mil mudas de pupunha por hectare, e a irrigação é feita por gotejamento, uma forma econômica que otimiza o uso da água.

A abordagem de manejo foca em replicar as condições naturais da floresta, evitando o uso excessivo de herbicidas, mantendo uma biodiversidade saudável.

Os resíduos, como as folhas de palmeira após a colheita, são reutilizados para cobrir o solo, preservando a umidade e fomentando a biodiversidade microbiológica. Da mesma forma, a água residual da fábrica é 100% reutilizada na irrigação, e as cascas, voltam para a lavoura como composto orgânico.

A colheita, feita aproximadamente dois anos após o plantio, é manual. Uma equipe experiente seleciona e corta a planta cuidadosamente, garantindo a regeneração da pupunha por meio de seus brotos. Além de garantir a qualidade do palmito, esse processo seletivo foca no rendimento, evitando a colheita precoce que pode comprometer a maturação adequada do produto.

Uma das grandes vantagens desse cultivo é sua capacidade de capturar CO2. Como é minimamente mecanizada, o sistema de produção da pupunha emite pouco CO2, e a folhagem  das palmeiras  garantem sequestro contínuo, posicionando-se como uma “floresta plantada”.

Em suma, as práticas adotadas não só garantem a qualidade e o rendimento do pupunha, mas também reforçam o compromisso do setor agrícola com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

 

Inovação e Reconhecimento – Uma das mais recentes inovações da Vateli é a Planteiga, uma opção saudável e saborosa que tem agradado aos mais diversos públicos. Feita de Palmito Pupunha cozido in natura, castanha de caju e óleo de coco sem sabor, contém 52% menos gordura e 45% menos calorias que as manteigas tradicionais, além de ter uma textura incrível, ser mais leve e menos gordurosa que outras manteigas plant based, aliando saúde e prazer ao paladar.

Por todos estes atributos, a Planteiga ganhou o prêmio de melhor produto do ano na categoria Alimentos, da maior feira de produtos saudáveis da América Latina, a Bio Brazil Fair | Naturaltech 2023.

E as inovações não param por aí. Pensando em aproveitar todo o palmito colhido, do miolo a casca, a Vateli criou o Papeli, um papel artesanal feito 100% de cascas de pupunha. O Papeli já foi transformado em diversos produtos, como sacolas, embalagens, luminárias e cachepôs.

Hoje, a Vateli atende todo o Brasil com suas conservas, com foco mais concentrado no estado de São Paulo para a Planteiga.