No Agroleite 2023, a Biotrigo Nutrição Animal apresentará novas tecnologias em pré-secado, silagem e pastejo, com o objetivo de oferecer mais rentabilidade ao produtor

A maior preocupação do pecuarista nas propriedades, sejam elas de produção de leite ou de carne, é a alimentação do rebanho. E para garantir uma boa oferta de alimento para os animais, é importante o produtor não depender exclusivamente da safra de verão. Nesse contexto, novas opções em forrageiras durante o inverno surgem como aliadas do pecuarista na busca por maior rentabilidade na propriedade.

É o caso dos trigos voltados à produção de pré-secado e silagem, que estarão sendo apresentados aos visitantes da 23ª edição do Agroleite. De acordo com a produtora de leite do município de Teixeira Soares (PR), Valquiria Gaioski, a linha Energix já está presente em sua propriedade há dois anos e os resultados têm sido relevantes. Para as vacas em lactação, o trigo compõe 40% da forragem fornecida, com os outros 60% sendo providos pela silagem de milho. Já para as novilhas e vacas secas, o trato é composto por silagem de trigo e um complemento de ração e sal mineral.

“Nas vacas em lactação, o resultado visto foi em maior produção de leite por dia, mas também na sanidade e imunidade dos animais. Nas vacas secas e novilhas, eu economizo em silagem de milho, que é um material mais caro. Assim, eu consigo produzir novilhas com excelente escore corporal e vacas secas bem nutridas e preparadas para a próxima lactação”, conta Valquiria. De acordo com ela, a propriedade possui 140 animais em lactação, que produzem uma média de 4,5 mil litros de leite por dia.

Para a supervisora comercial da Biotrigo Nutrição Animal, Juliana Salomão, a linha Energix representa uma ótima oportunidade para a nutrição de ruminantes. “Esse trigo possui uma qualidade nutricional muito boa, tendo equilíbrio entre proteína e energia e oferecendo uma ótima digestibilidade e palatabilidade”, cita.

 

Oportunidades em pré-secado – Segundo Juliana, a linha Energix também oferece a possibilidade da produção de pré-secado. “Isso possibilita com que o produtor possa diversificar ainda mais a sua produção na mesma área, devido ao ciclo de 60 a 70 dias para fazer o corte, além de ser uma ótima oferta de volumoso com elevado teor de proteína e ótima qualidade de fibra”, menciona.

Mas, de acordo com o gerente comercial da Biotrigo Nutrição Animal, Alessandro Caseri, outro material do portfólio da empresa vem se mostrando promissor para a produção de pré-secado, o XFront, produto voltado para pastejo. “XFront tem características que fazem com que a Biotrigo o posicione para pastejo. Porém, na região de Ponta Grossa (PR), produtores identificaram nesse material boas características para a produção de pré-secado e estão obtendo sucesso em suas propriedades”, revela.

 

Novas opções em pastejo – Aos pecuaristas que buscam não depender exclusivamente da oferta de conservado ao rebanho, a Biotrigo Nutrição Animal também irá apresentar materiais voltados para pastejo. Além do já mencionado XFront, os visitantes do evento poderão conferir informações sobre o Lenox, cultivar de trigo exclusiva para pastejo e que conta com excelente teor de proteína e um ciclo de 180 dias, em média. “Os trigos para pastejo tem como característica uma implantação mais cedo, se encaixando muito bem no vazio forrageiro ou na integração lavoura-pecuária. Por terem um ciclo vegetativo longo, permitem com que os animais pastejem um material com alto valor nutritivo mais vezes”, destaca Juliana.

 

Biotrigo no Agroleite – Conforme Alessandro, é de suma importância a participação do produtor em mais uma edição do Agroleite. “Para a Biotrigo Nutrição Animal, a participação no evento representa a oportunidade de apresentar novidades que buscam otimizar a produção pecuária para um público seleto”, afirma.


Assessoria de Imprensa Biotrigo Genética