Em uma extensão de 27.444,00 hectares, a empresa não apenas elevou a produção média de colmos, mas também implementou práticas inovadoras, destacando-se na conservação do solo e na promoção da sustentabilidade no setor

A Bevap Bioenergia, líder em inovação no cenário sucroenergético nacional, utiliza um sistema de piloto automático com tráfego controlado na sua cultura de cana-de-açúcar. O sistema abrange uma extensão de 27.444,00 hectares, e ao longo de três anos, já garantiu um aumento na produção média de colmos, passando de 75,52 para 92,49. A implementação do projeto não apenas impulsionou a produtividade, mas também permitiu a introdução de práticas inovadoras, como o plantio em nível em diversas áreas, o cultivo de crotalária, e a adoção de curvas de nível, vírgulas e lombadas.

O projeto, conhecido como “Colheita do Amanhã”, destaca-se pela inovação na conservação do solo, utilizando o piloto automático com tráfego controlado na cultura de cana-de-açúcar. Enfrentando desafios significativos de compactação do solo, a Bevap implementou com sucesso o piloto automático, permitindo uma distribuição precisa da carga sobre o solo. Esta abordagem não apenas reduziu a compactação, preservando a estrutura do solo, mas também impulsionou a eficiência operacional, contribuindo para a conservação de insumos agrícolas e a preservação do solo e da água.

“A tecnologia de tráfego controlado não é apenas uma inovação, mas uma resposta eficaz aos desafios ambientais enfrentados em nossas operações. Reduzir a compactação do solo, preservar recursos e aumentar a produtividade são pilares essenciais de nosso compromisso com práticas agrícolas sustentáveis”, afirma Alecio Cantalogo, Diretor Agrícola da Bevap Bioenergia.

A tecnologia de tráfego controlado, que utiliza sistemas de navegação por satélite, sensores e atuadores, demonstrou notável adaptabilidade e escalabilidade na cultura de cana-de-açúcar da Bevap. Este avanço reforça o compromisso da empresa com práticas agrícolas sustentáveis, contribuindo ativamente para a sustentabilidade a longo prazo do setor sucroenergético.

Localizada no município de João Pinheiro, na região do Vale do Rio do Paracatu (MG), a Bevap Bioenergia é uma das usinas brasileiras mais avançadas tecnologicamente na produção de etanol, açúcar e cogeração de energia elétrica, com o maior projeto de irrigação no setor sucroenergético do país. Somando áreas próprias e de fornecedores, são 30 mil hectares de cultivo de cana-de-açúcar, com mais de 150 pivôs.

Verdelho Comunicação