Para melhorar a produtividade em sua fazenda, agricultor apostou na semeadora da Mepel que se destaca por ser uma máquina múltipla e versátil, que além de ter grande autonomia e excelente distribuição de semente e adubo se adapta aos mais variados tipos de terrenos

A busca por melhores produtividades da lavoura não começa na colheita e sim no início da safra, no plantio. A semeadura correta resultará em alta germinação das sementes, melhor desenvolvimento das culturas, mais eficiência e maior economia. Com o objetivo de verticalizar sua produção, o administrador e agricultor Ivanio Zanon (foto), com propriedade no município de Faxinal do Soturno, região central do Estado do Rio Grande do Sul, resolveu melhorar seu sistema de plantio. Ele, que cultiva soja e trigo em uma área de 60 hectares, apostou em tecnologia, e fez a opção pela semeadora da Mepel.

O modelo escolhido por ele foi o Semeadora Múltipla – SMP 17/07, um equipamento que atendeu bem suas necessidades, principalmente em relação às características do solo de sua região. “Percebi que a máquina foi muito bem projetada com estabilidade, pois teve ótimo desempenho na fazenda a qual é formada por terrenos irregulares”, disse o produtor.

Outro fator que chamou a atenção de Zanon em relação à semeadora foi a qualidade do plantio. Ele, que cultiva soja sobre a palhada do trigo, notou uma grande eficiência nos cortes. Com o equipamento anterior, o processo era mais demorado, pois tinha que parar o serviço para fazer ajustes, agora este problema é coisa do passado.

Com a SMP 17/07, no fim do dia ele tem a mesma precisão e qualidade de quando iniciou o manejo pela manhã. “Esta tecnologia nos possibilitou seguir plantando com precisão e excelente distribuição, tanto de adubo como de semente. A melhora foi visível desde o nascimento da planta seguindo por todo o seu desenvolvimento”, pontuou.

Com o plantio mais ágil, Zanon ganhou mais tempo para se dedicar a outras tarefas na propriedade, além disso, como o equipamento tem maior autonomia, reduziu os custos com as paradas para abastecimento. “A SMP 17/07 tem uma caixa grande de adubo e de semente comparada a outras plantadeiras do mesmo segmento, o que agiliza o manejo aliando eficiência e economia”, destacou.

 

Quem usa, recomenda! – Além de produtor, em 2021, Zanon também se tornou empreendedor e fundou com um sócio a RZ Máquinas, uma revenda agrícola especializada. Por conhecer na prática a qualidade dos equipamentos da Mepel, tornou-se representante da marca. Segundo ele, o fato de saber as características das máquinas facilitou muito seu dia a dia também na loja. “Hoje eu trabalho dos dois lados, como revenda e como cliente. Então, como eu sempre digo, eu gosto de vender o que eu compraria para mim”, disse.

Atualmente a linha de semeadoras da Mepel conta com quatro modelos, que são versáteis e se encaixam perfeitamente nos mais variados perfis de produtores. Além disso, todos os modelos saem de fábrica com o distribuidor de adubo da Fertisystem. “Este dosador de precisão garante fertilizante na medida certa, gerando alta germinação e desenvolvimento das culturas com mais praticidade, eficiência e muito mais economia. Sem dúvida um grande diferencial da fabricante”, finalizou Zanon.

A empresa nasceu em Estação-RS e atua desde 1966 produzindo implementos agrícolas e equipamentos rodoviários para os segmentos agrícola, pecuário, florestal, canavieiro, rodoviário e de construção. É uma referência nacional na fabricação de tanques distribuidores e equipamentos customizados, atuando em todo o território nacional através de uma rede com mais de 500 revendas.

Rural Press