Análise e perspectivas do mercado de grãos para os próximos dias na análise dos especialistas da Grão Direto

 

Perspectivas do mercado de grãos para os próximos dias:

SOJA 

  • O clima no Brasil continua sendo o principal direcionador do mercado. O cenário para esta semana é de chuvas acontecendo nos próximos dias, segundo previsões, o que tende a interromper a escalada e estabilizar os prêmios de exportação por aqui.
  • Muitos produtores já relatam perdas significativas de produtividade e redução de área em função do clima adverso. São grandes as expectativas pelos próximos relatórios que irão colocar em números essa redução da produção brasileira.
  • Níveis do Rio Mississippi e do canal do Panamá estão limitando o programa de exportação norte-americano. Com o encarecimento do frete, a soja americana continuará mais cara que a brasileira, mas com o risco climático e o atraso da safra no Brasil, a China continuará comprando soja norte-americana.
  • Com a vitória de Javier Milei na Argentina, o Brasil terá concorrência maior com o vizinho Argentina, com foco no farelo de soja e na carne bovina.
  • Feriado de Ação de Graças. O feriado será dia 23 de novembro, quinta-feira, o que favorece uma semana mais tranquila em Chicago.

A soja no mercado físico brasileiro poderá atravessar uma SEMANA ESTÁVEL

 

MILHO

  • O produtor americano tende a plantar soja, em função da maior rentabilidade sobre o milho. Em um cenário onde o plantio de soja é favorecido, já levando em consideração a redução de área e produtividade do milho segunda safra no Brasil por conta da janela de plantio, poderá resultar em valorização ao longo do tempo.4
  • Javier Milei é eleito na Argentina. Sua vitória pode impactar o mercado de milho brasileiro, visto sua defesa por políticas que deixarão o mercado de exportação argentino mais competitivo e acessível ao produtor local, trazendo mais concorrência para o Brasil.
  • Onda de calor matou aves em granjas no Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Casos de morte de aves por conta das altas temperaturas têm se tornado frequentes e podem causar efeitos na demanda regional pelo milho.
  • O mercado físico segue parado, mas não desaquecido, visto que há compradores, mas com vendedores relutantes para vender. A originação para exportação está difícil e isso está fazendo com que os indicativos de compra aumentem para cobrir essa necessidade, abrindo assim, nos próximos dias, uma boa janela de comercialização do grão disponível. É necessário reforçar que o aviso para retirada do grão do armazém está próximo, tendo um respiro a mais devido ao atraso da safra de soja.

O MILHO PODERÁ SUBIR no mercado físico, precificando os fatores limitantes apresentados.

A Grão Direto é a plataforma líder na comercialização digital de grãos na América Latina, atendendo milhares de agricultores e compradores, como fábricas de ração, cooperativas, tradings, armazéns, corretores, confinamento de gado, granjas, entre outros. A plataforma pode atuar tanto em negociações no mercado spot, quanto no mercado a termo/futuro e em operações de barter, que envolvem a troca de insumos por parte futura da produção. Para ter acesso aos serviços, agricultores e compradores do Brasil podem baixar o aplicativo gratuitamente em seus dispositivos móveis ou se conectar por meio de computadores. Com o aplicativo, os usuários têm acesso a vários serviços e suporte da Grão Direto. Além disso, a empresa oferece soluções personalizadas aos seus usuários, apoiando-os em sua transformação digital. Esses serviços incluem inteligência de mercado, digitalização da base de fornecedores, gestão de documentos e contratos digitais, ferramentas de precificação de grãos em tempo real a partir de inputs definidos pelo usuário, insights de originação e integração com soluções de compliance social e ambiental. Tudo para tornar o comércio de grãos mais eficiente, moderno e sustentável. A plataforma figura há quatro anos consecutivos no ranking das 100 Startups to Watch, além de diversos outros reconhecimentos nacionais e internacionais, e mantém um acordo de colaboração, inédito no mundo, com a Bolsa de Chicago (CME Group).

Comunicação, Conteúdo e Serviços | Grão Direto