Reconhecimento é concedido às empresas que divulgam informações sobre emissões de GEE verificadas por terceira parte

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, conquistou pelo terceiro ano consecutivo o Selo Ouro em seu Inventário Corporativo de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) no Programa Brasileiro GHG Protocol.

Criado em 2008 pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, o Programa Brasileiro GHG Protocol é responsável pela adaptação do método ao contexto brasileiro. O protocolo leva em consideração ferramentas de cálculo para quantificar e gerenciar as emissões de gases do efeito estufa em uma organização.

O selo ouro, reconhecimento máximo no programa, é concedido aos inventários completos de instituições que apresentam suas emissões de GEE verificadas por empresas especializadas, como no caso da SGS do Brasil, que realizou a auditoria da Minerva Foods. Na verificação, foram considerados os critérios relacionados às informações apresentadas para o ano de 2022. Com a conquista, a Minerva Foods permanece na galeria de parceiros do Programa Brasileiro GHG Protocol com qualificação máxima e evidencia a continuidade dos esforços realizados pela Companhia para uma pecuária de baixo carbono.

A Companhia, de forma transparente, divulga seus Inventários Corporativos de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) anuais no Registro Público de Emissões, plataforma do Programa Brasileiro GHG Protocol, que divulga os inventários das organizações participantes da iniciativa.

O objetivo do documento é quantificar as emissões de GEE da Companhia; os progressos e melhorias decorrentes de ações estratégicas relacionadas à temática das mudanças climáticas; bem como fazer o acompanhamento da evolução de seus níveis e utilizá-lo como ferramenta para determinação de melhorias nos processos.

“O Selo Ouro é um importante reconhecimento dos esforços empreendidos em nossa agenda de sustentabilidade e transição para uma economia de baixo carbono. Conquistamos a qualificação máxima pelo terceiro ano consecutivo e estamos muito orgulhosos e empenhados em dar sequência ao nosso trabalho com excelência, seguindo os mais rigorosos instrumentos e padrões de qualidade internacional”, destacou Tamara Lopes, Gerente Executiva de Sustentabilidade da Minerva Foods.

Descarbonização – Em 2021, a Minerva Foods anunciou o Compromisso com a Sustentabilidade, que tem entre as suas metas, o objetivo de alcançar emissões líquidas zero até 2035, 15 anos antes do previsto no Acordo de Paris, além de reduzir em 30% a intensidade das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) nos escopos 1 e 2 até 2030.

Como uma das diversas iniciativas neste sentido, a Companhia criou o Programa Renove, que visa promover o engajamento e atuação colaborativa com os pecuaristas fornecedores, na adoção de práticas de baixa emissão de carbono, utilizando metodologias internacionalmente reconhecidas para mensurar o balanço de carbono nas propriedades. A adoção de boas práticas, juntamente com a mensuração de emissão de carbono propiciou à Companhia a comercialização de seus primeiros produtos carbono neutro, provenientes das operações do Uruguai e do Brasil.

A Minerva Foods é líder em exportação de carne bovina na América do Sul e atua também no segmento de processados, comercializando seus produtos para mais de 100 países. Além do Brasil, a Minerva Foods está presente no Paraguai, na Argentina, no Uruguai, na Colômbia, e possui plantas especializadas em ovinos na Austrália, somando mais de 23 mil colaboradores. A empresa atende a cinco continentes com carne bovina, ovina e seus derivados e opera, hoje, 33 unidades industriais, 12 escritórios internacionais e 14 centros de distribuição.


Loures Consultoria