Evento exclusivo fortalece a participação feminina no agronegócio e impulsiona o setor

No final de setembro um encontro marcante reuniu mulheres produtoras rurais da região de Franca/SP para conhecerem a inovadora biotecnologia da Microgeo®, empresa 100% brasileira do ramo de biológicos. O evento, organizado pelo grupo “Determinadas do Agro”, propiciou um ambiente de aprendizado e compartilhamento de experiências sobre o uso da Biotecnologia Microgeo® no aumento da produtividade e lucratividade no agronegócio.

O grupo consiste em produtoras rurais que se dedicam a compartilhar conhecimentos e técnicas de manejo mais eficazes e modernas que produtores da região e de todo o país estão utilizando. Com encontros regulares, palestras e dias de campo, as mulheres do agro têm a oportunidade de adquirir novos insights e esclarecer dúvidas sobre tecnologias mais efetivas para a necessidade de suas propriedades.

O evento aconteceu na Fazenda Santa Maria, em Jeriquara/SP, de propriedade da agricultora Elaine Pinheiro de Paula Mansano Garcia e seu marido Wilson. Durante o encontro, ela compartilhou sua experiência de sucesso na utilização da Biotecnologia Microgeo®. “Conhecemos o Microgeo através de um amigo que tem uma bioestação e compartilhou um pouco do adubo biológico que ele produzia. Aplicamos em uma plantação de milho doce que já estava sem recurso nenhum. Os resultados foram tão impressionantes que hoje empregamos a biotecnologia em todas as nossas culturas, que são soja, milho e cana-de-açúcar”, detalhou Elaine.

A produtora ressaltou a importância da participação das mulheres nos processos de tomada de decisão e destacou que hoje as agricultoras têm o mesmo potencial que os homens e estão avançando cada vez mais no setor. “As mulheres saíram muito felizes e interessadas na solução que conheceram. Fico satisfeita em poder compartilhar uma tecnologia tão eficaz com minhas colegas”, contou.

A Microgeo, empresa pioneira e referência em biotecnologia agrícola, tem colaborado com o fortalecimento do papel das mulheres no setor rural, participando ativamente de momentos como esse, que proporcionam a troca de experiências e conhecimentos entre os produtores.

Marco Farias, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Microgeo, explicou que a Biotecnologia da Microgeo® contribui para aumentar a produtividade e a lucratividade no agronegócio. “A Bioestação, instalada nas propriedades em comodato, permite realizar o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), garantindo que os microrganismos presentes mantenham a biogeografia local”, detalhou.

O especialista contou que diversos estudos de instituições renomadas como Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna/SP) e Esalq/USP, além de resultados de análises dos próprios clientes, já comprovaram a eficácia do Processo CLC e que pode ser utilizado em qualquer cultura, o que resulta em restabelecer do microbioma do solo. “Quanto mais microrganismos benéficos presentes no solo, maiores serão os impactos positivos observados nas produções. Além de sustentabilidade, os agricultores conseguem aumentar a qualidade e a produtividade de suas plantações”, explicou Farias.

Farias elogiou ainda a qualidade do evento. “Pudemos conversar com mulheres que estão à frente de seus negócios, que têm muito conhecimento e que estão buscando aprimorar e tecnificar cada vez mais suas produções. Isso é muito satisfatório”, disse.

De acordo com um estudo realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Embrapa e o IBGE, atualmente mais de 30 milhões de hectares são governados por mulheres. Esses números revelam a importância crescente das mulheres nas atividades agrícolas e na gestão das propriedades rurais. O Censo Agropecuário de 2017 do IBGE mostra que cerca de 19% dos produtores são mulheres, o equivalente a aproximadamente 1 milhão de mulheres envolvidas no agronegócio. O engajamento feminino no setor tem crescido constantemente, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do agronegócio.

A Microgeo demonstra seu reconhecimento pela presença e trabalho das mulheres no agronegócio, destacando seu apoio e comemorando a participação feminina no setor. O evento “Dia de Campo Microgeo®” é uma iniciativa que reforça o compromisso da empresa em promover a troca de conhecimento e estimular o networking entre produtoras e esposas de produtores, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento sustentável do agronegócio.

Fundada no ano de 2000, na cidade de Limeira-SP, a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, com foco na produção e comercialização da inovadora tecnologia MICROGEO® – um componente balanceado que nutre, regula e mantém a produção contínua do Adubo Biológico através do Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC®). A solução é a única no mercado que maneja e restabelece o microbioma do solo, e está presente em todos os estados do Brasil, além dos países vizinhos, como Paraguai e Uruguai. O adubo biológico produzido com Microgeo pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, independente das condições climáticas em conjunto com outros insumos como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

 AlfaPress