Premiado por seu sistema de transmissão inovador, Misturador Acoplado 25.7R da Siltomac, possui compartimento blindado do redutor planetário, essa tecnologia evita o risco de vazamentos de óleo durante o trato dos animais, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente e gerando sustentabilidade a todo o processo produtivo

Eficiência e sustentabilidade são dois conceitos que precisam caminhar lado a lado em todas as atividades, e no agronegócio isso não é diferente. Muito mais importante do que produzir mais, é produzir com responsabilidade, aliando respeito aos animais e à preservação do solo. Foi pensando em todos esses fatores que a Siltomac, fabricante de máquinas para pecuária, desenvolveu o Misturador Acoplado 25.7R.

O lançamento destaca-se não apenas por otimizar os processos de manejo da alimentação dos bovinos, promovendo a mistura e a distribuição de ração nos cochos e oferecendo até 98% de homogeneidade, mas também por contribuir com o meio ambiente. Isso porque ele é dotado com sistema de transmissão inovador. Enquanto muitos equipamentos tradicionais utilizam correntes e engrenagens em um sistema de transmissão que exige reservatórios de óleo expostos, o 25.7RR tem uma abordagem diferente, pois é fabricado com o Compartimento Blindado do Redutor Planetário.

Na prática, esse sistema funciona de forma simples, porém, sua função é de extrema importância. O óleo lubrificante é armazenado dentro de um compartimento blindado do redutor planetário, com isso, elimina todos os riscos associados a vazamentos. “A não exposição de óleo lubrificante no ambiente de trabalho é uma medida fundamental para reduzir a contaminação do solo e, por consequência, a preservação do meio ambiente. Além disso, a ausência de vazamentos significa que os operadores que lidam com o Misturador estão menos expostos a riscos à saúde relacionados a produtos nocivos”, diz Mariana Rodrigues, diretora de operações da marca.

Outra vantagem do equipamento é com relação à economia, uma vez que o volume de óleo utilizado pelo sistema é significativamente menor quando comparado às transmissões convencionais. Isso não apenas reduz o impacto ambiental, mas também diminui os custos operacionais associados à reposição de óleo e à manutenção preventiva.

Eficiência na distribuição

O lançamento da Siltomac possui um controle independente de velocidade dos rotores de mistura ao longo do processo de distribuição. Além disso, seu design faz com que o centro de gravidade do misturador e do caminhão seja mantido, proporcionando maior segurança da operação com a possibilidade de carregamento pelos dois lados, sem risco de colisão com mecanismos internos.

O Misturador Acoplado 25.7RR é equipado ainda com um item de série exclusivo, a Solumac, uma balança inteligente e sem fio criada e patenteada pela Siltomac, que desempenha funções específicas como: nota de cocho, gestão de estoques, custo total da ração fornecida e relatórios gerenciais. “Este equipamento é certificado pela NR 12, uma norma regulamentadora de segurança do trabalho, para definir parâmetros técnicos a serem seguidos para prevenir acidentes”, destaca Omar Casale, diretor do departamento de engenharia e desenvolvimento da empresa.

Ainda segundo o diretor, as dimensões do equipamento estão em conformidade com as leis de trânsito. Por ser acoplado a caminhões de chassi curto, além de facilidade nas manobras, permite que o conjunto trafegue em estradas e rodovias.

Reconhecimento

Todos estes diferenciais renderam a Siltomac e ao Misturador Acoplado 25.7R o Prêmio Gerdau Melhores da Terra 2023, no qual o equipamento foi o vencedor da categoria: Novidade Expointer Agricultura de Escala. A premiação incentiva a inovação e a excelência no agronegócio e avalia a cada dois anos os produtos desenvolvidos pela indústria de máquinas e equipamentos agrícolas “Nos empenhamos muito em desenvolver e oferecer ao mercado equipamentos cuja concepção equilibrem tecnologia e eficiência proporcionando assim ao produtor, tanto ganhos em produtividade quanto em sustentabilidade”, finalizou o executivo.

Fundada há mais de 50 anos, a Siltomac é pioneira em equipamentos para pecuária no Brasil. Sediada em São Carlos/SP, a empresa desenvolve e disponibiliza inovações tecnológicas para mecanização e automação da nutrição animal a partir de oito unidades industriais. A companhia atua também com agricultura, pecuária e com frigorífico.

Rural Press