O estudo é o terceiro produzido pela SAE BRASIL, que já promoveu uma pesquisa sobre mobilidade e propôs uma avaliação do setor de caminhões

A pesquisa “Caminhos da Tecnologia no Agronegócio: Oportunidades, Desafios e Perspectivas”, promovida em conjunto pela SAE BRASIL e a KPMG, que visa avaliar a adoção e a utilização de novas tecnologias no agronegócio brasileiro, teve o seu período de coleta de dados e informações prorrogado até o dia 30 de setembro.

Realizado por meio de um questionário digital, o estudo, que terá seu resultado completo divulgado no dia 13 de dezembro, em São Paulo (SP), é voltado à participação de produtores, indústrias, entidades da cadeia agro e financeiras e organizações do ramo de tecnologia.

A pesquisa também tem como finalidade analisar novas tecnologias no âmbito de máquinas e implementos agrícolas, sistemas de agricultura de precisão e telemática associados, além de compreender as tendências nos padrões de consumo e as expectativas de serviços prestados ao produtor rural.

O estudo propõe a análise de quatro macrotemas: Estratégia (mecanismos da decisão de compra e de financiamento de máquinas e implementos agrícolas);  Agrícola 4.0/ Indústria 4.0 (adoção de equipamentos de tecnologia agrícola, conectividade no campo e sistemas gestão de frota); Sustentabilidade (transição energética através de biocombustíveis e eletrificação, aplicação dos conceitos de sustentabilidade no negócio rural); e Relacionamento com clientes / Oferta de prestação de serviço (expectativas dos produtores quando a ampliação dos serviços oferecidos pelos fabricantes e concessionários e os status atual desses serviços).

O mentor Agro da SAE BRASIL, Daniel Zacher, reforça que a proposta da pesquisa é valorizar o ambiente fértil do agronegócio dando impulso às inovações tecnológicas e entendendo como elas podem contribuir para os avanços da produtividade no campo.

“Queremos entender as necessidades da cadeia agro com relação aos notáveis avanços tecnológicos, identificando oportunidades para viabilizar a melhor aplicação dessas ferramentas às demandas dos produtores, indústrias e entidades de todo o agronegócio nacional”, conclui Zacher.

Pesquisa Caminhos da Tecnologia no Agronegócio: Oportunidades, Desafios e Perspectivas

Período: De 30 de agosto a 30 de setembro

Apresentação dos resultados: 13 de dezembro, na Sede da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), em São Paulo (SP).

Acesse AQUI o questionário

A SAE BRASIL é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo, que teve início em 1991 quando executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade face ao processo de globalização, tiveram a iniciativa de criar no país uma afiliada da SAE International. Desde então a SAE BRASIL vem crescendo, totalizando mais de seis mil associados, 900 voluntários e nove seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído ao longo de mais de um século de existência em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos ao setor automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.


Attuale Comunicação