Evento, promovido pela Abrapos, acontece de 20 e 22 de setembro, em Maracaju, no Mato Grosso do Sul

Em meio ao cenário de armazenamento agrícola em constante evolução, a discussão sobre segurança em unidades armazenadoras se tornou uma prioridade inquestionável para proteger vidas, bens e o ambiente. Os silos desempenham um papel vital na cadeia de suprimentos de alimentos, mas também representam desafios significativos de segurança que precisam ser abordados de forma cuidadosa e proativa. O V Simpósio de Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul, que acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, em Maracaju (MS), reservou um painel específico sobre “Segurança no trabalho e operação de unidades armazenadoras de grãos”.

“Esse painel irá tratar de diversos assuntos relacionados à política de segurança no trabalho e nas operações, entre eles, as boas práticas preventivas, que visam proteger os funcionários de riscos, ocupacionais e lesões, bem como melhorar a qualidade de vida e a saúde deles. São medidas que influenciam diretamente no aumento da produtividade, redução de custos e evitam acidentes”, explica o moderador do painel, Aristides Anastácio Neto, gerente da Coamo de Maracaju.

O palestrante convidado para falar sobre o assunto é o coordenador de Segurança do Trabalho da Coamo, Jorge Lapezack, de Campo Mourão (PR). Ele tem mais de 40 anos de experiência em boas práticas e prevenções de acidente.

O especialista vai abordar um dos principais desafios enfrentados na operação de silos que é a formação de poeira combustível – partículas finas de grãos armazenados que, em combinação com o ar e uma fonte de ignição, podem resultar em incêndios e explosões devastadoras. Para esclarecer melhor o processo, Lapezack vai usar uma maquete para demonstrar como acontece este tipo de explosão em unidades armazenadoras.

“É um risco que muitos desconhecem ou mesmo não acreditam que tenha um potencial de catástrofe ou realmente de uma tragédia. O painel deve contribuir demonstrando as situações de risco, que talvez ainda não tenham sido identificados pelos participantes do evento nas unidades operacionais que trabalham. A ideia é levar novos conhecimentos aplicáveis no dia a dia”, avalia Neto.

 

Conservação de grãos – A busca por um sistema de armazenamento eficiente que evite perdas e mantenha a qualidade dos produtos armazenados é o tema de outro importante painel do V Simpósio de Pós-Colheita do MS. O gerente de operações da Conab do MS, Elvis Rodrigues de Lima, vai mediar o painel “Conservação no armazenamento de grão”.

Segundo Lima, com as exigências mundiais cada vez maiores com respeito a qualidade dos alimentos e suas matérias primas é fundamental que as boas práticas de armazenagem sejam cada vez mais aperfeiçoadas. “Esse painel irá reforçar estes conceitos e fomentar discussões sobre o aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos da área”, resume.

O palestrante André Goneli, professor de Engenharia de Pós-Colheita, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), irá ampliar o entendimento e a discussão que se tem sobre os pontos que causam perdas de qualidade dos grãos armazenados, que vão muito além dos aspectos internos do armazém, partem do planejamento da lavoura até o período de armazenamento. “Será discutida a rastreabilidade destes pontos e a melhor forma de atuação visando a redução de perdas”, comenta Lima.

Já o segundo palestrante do painel, o coordenador técnico de grãos da cooperativa catarinense Copérdia, Darlei Alebrandt, irá contribuir com sua vasta experiência no desenvolvimento de projetos inteligentes para adequação e melhoria das unidades armazenadoras já existentes, visando torná-las mais eficientes. Alebrandt vai introduzir conceitos inteligentes e versáteis de técnicas de armazenagem que facilitam a manutenção da qualidade dos grãos.

Entre as tecnologias que serão apresentadas neste painel, está um robô que realiza a chamada cubagem no interior dos silos, que é a medição da quantidade de produto armazenado em uma estrutura.

O tema do V Simpósio de pós-colheita do MS deste ano é “Tecnologia e Qualidade na Armazenagem de Grãos”. O evento conta com a promoção da Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapos), realização da Coamo Agroindustrial Cooperativa e copromoção das instituições cooperativas Copagril, Copasul, C.Vale, Cooperalfa, Cocamar, Cotriguaçu, Lar, Universidade UFGD, Conab e da Embrapa.

V Simpósio Pós-Colheita de Grãos do Mato Grosso do Sul

Data: De 20 a 22 de setembro de 2023 | Local: Maracaju – MS – Salão Paroquial II

Mais informações: NESSE LINK.

Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Pós-Colheita é uma organização sem fins lucrativos que visa promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação na área de pós-colheita de grãos. A sede da associação fica em Londrina, no Paraná, e seu objetivo é contribuir para a diminuição das perdas de grãos que ocorrem durante e depois da colheita, beneficiando os produtores, os armazenadores e os profissionais do setor.