Tecnologias como o FieldNET Advisor, além de ajudar os produtores no uso racional da água e economia de energia, pode proporcionar a eles também mais ganhos ao evitar desperdícios nas operações com fertilizantes e defensivos

As últimas safras têm sido desafiadoras para os agricultores brasileiros, além das variações climáticas, a escalada de preços dos insumos foi a principal responsável pelo aumento dos custos de produção da agropecuária. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em razão da alta demanda, escassez da oferta mundial, o valor de alguns fertilizantes e defensivos acumularam altas que superam 100% no ano.

Para minimizar todos esses impactos no balanço final da safra, é fundamental ser altamente eficiente nos processos, principalmente dentro da porteira, e o melhor a se fazer é utilizar da forma mais correta os insumos. Para aqueles que já praticam a agricultura irrigada por meio de pivôs, é possível contar com tecnologias que podem ajudá-los. Uma dessas ferramentas é o FieldNET Advisor, solução totalmente integrada à plataforma FieldNET™, da Lindsay América Latina, empresa representada também pela marca Zimmatic™, que atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais móveis e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas.

Além do uso racional da água, a plataforma ajuda com a economia de energia e ainda pode evitar desperdício de insumo, como os fertilizantes e os defensivos. De acordo com o engenheiro de aplicação da Lindsay, Bernardo Norenberg, o FieldNET Advisor auxilia de duas maneiras: primeiro diminuindo o custo de energia por saca produzida, que ocorre através do manejo da irrigação, aplicando a água no momento ideal, na quantidade correta e no local necessário, otimizando o uso do recurso e consequentemente contribuindo para uma maior produtividade.

O segundo ponto destacado pelo especialista é que quando se aplica somente a quantidade necessária de água, evita-se a perda por lixiviação de alguns fertilizantes, principalmente aqueles que são solúveis no solo. “Quando há uma aplicação em excesso, os fertilizantes acabam sendo translocados para regiões do solo abaixo do sistema radicular e a planta acaba não utilizando o nutriente, resultando assim em perda de dinheiro e de potencial de produtividade’’, pontua Norenberg.

Outro fator importante é que o FieldNET Advisor utiliza o índice EVI (Enhanced Vegetation Index), termo em inglês que significa Índice de Vegetação Aumentada. A solução indica a saúde da planta por meio de imagens de satélite que são utilizadas para direcionar o produtor a uma tomada de decisão mais assertiva, como por exemplo a um ataque de praga ou daninha. “Com essa tecnologia conseguimos identificar um problema na fase inicial antes que ele se espalhe por todo o talhão e cause maiores danos econômicos. Deste modo, em vez de aplicar um defensivo em uma grande área, podemos direcionar para aplicações localizadas”, afirma o engenheiro da Lindsay.

Como o FieldNET Advisor também disponibiliza as informações e previsões climáticas, é possível evitar a aplicação de defensivos em dias de clima não favorável. “Essa informação é primordial, pois há produtos que não podem ser utilizados antes da chuva ou então em situações de alta velocidade do vento e temperaturas elevadas. Nossa ferramenta direciona a decisão do agricultor, também nessas aplicações”, reforça o especialista.

 

Tecnologia detalhada – O FieldNET Advisor fornece dados precisos e simplificados para auxiliar o manejo da irrigação, funcionado de forma muito intuitiva. Basta por meio de um smartphone, tablet ou computador inserir a cultura e suas características, o tipo de solo, e as datas de plantio, a solução combinará automaticamente esses dados com informações meteorológicas precisas e com dados históricos da irrigação do campo. Em seguida, por meio de modelagem, ele vai monitorar o crescimento da cultura e a profundidade das raízes. Assim verificará a quantidade de água disponível no solo para a planta e prever as necessidades futuras da lavoura, a quantidade e o momento ideal para a irrigação, visando atingir o máximo do rendimento.

A proposta do FieldNET Advisor é manter sempre a quantidade de água no solo ideal para cada cultura. “O produtor utilizando a ferramenta saberá quantos milímetros de água utilizou por saca produzida e obterá a máxima lucratividade potencializando seu investimento. No final da safra será mais sustentável e terá maior rentabilidade por milímetro aplicado”, finaliza Norenberg.

A Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation., com sede em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) – Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA.

Rural Press