Grupo atestou a qualidade de 7% a mais de grãos em relação ao período anterior, acompanhando projeções de aumento da produção da commodity para este ano

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), atestou a qualidade de mais da metade das exportações de soja no Brasil. A safra de soja deste ano superou as expectativas iniciais do mercado e, até dezembro de 2023, deve alcançar 153,73 milhões de toneladas, das quais 51 milhões de toneladas foram exportadas pelo Brasil de janeiro a maio. O Bureau Veritas foi responsável por certificar mais da metade do volume exportado, alcançando novo recorde na operação do Grupo no setor com aumento de 7% em comparação ao ano anterior. Além de certificar a qualidade do produto nos principais portos brasileiros, a empresa é responsável pela classificação dos grãos nos armazéns do interior do país.

“O Brasil é um dos protagonistas do agronegócio mundial e o Bureau Veritas desempenha papel fundamental no agronegócio brasileiro. Com a safra deste ano superando recordes históricos de área de plantio e produtividade, nossos quase 200 anos de expertise, combinados com as melhores tecnologias do mercado, foram fundamentais para atestar a qualidade dos produtos e suprir todas as necessidades dos produtores e consumidores”, afirma Guilherme Cauduro, diretor de Agronegócios, Food & Commodities do Bureau Veritas.

O Grupo atua em toda a cadeia produtiva de soja, desde a verificação das sementes na origem, monitoramento da cultura, classificação dos grãos armazenados, verificando a qualidade nos terminais de transbordo ferroviário e hidroviário até a inspeção das cargas exportadas. Particularmente nos portos, o Bureau Veritas atesta a qualidade do grão nos terminais e certifica o volume a ser exportado, verificando sua conformidade com as exigências contratuais dos diferentes mercados de destino. Somente no Porto de Paranaguá, o Grupo inspecionou a carga de 16 mil caminhões em uma única semana, totalizando aproximadamente mais de 500 mil toneladas da commodity. Os especialistas do Grupo seguem rígidos protocolos de inspeção e análises, baseados em normas internacionais, auxiliando na mitigação de riscos na comercialização de soja em grão, farelo e óleo.

O Bureau Veritas fez suas primeiras inspeções de grãos no Brasil desde a origem no interior até o destino nos portos brasileiros no início dos anos 2000. Atualmente, o Grupo está presente nos principais estados produtores de soja, milho, algodão e açúcar, e em 15 portos brasileiros, sendo responsável pela inspeção de mais de 50% dos grãos escoados no país e pela geração de mais de 1 500 empregos por safra. Também investe na infraestrutura dos principais terminais em que atua para aperfeiçoar e otimizar a sua operação, contribuindo para o desenvolvimento do setor agrícola.

Com receita global de 5,7 bilhões de euros, o Bureau Veritas é líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC). Fundado em 1828, o Grupo está presente em 140 países, atendendo mais de 400 mil clientes. São 80 mil colaboradores localizados em mais de 1.600 escritórios e laboratórios pelo mundo, sendo 6 mil profissionais no Brasil. O Bureau Veritas oferece um portfólio completo de serviços e soluções inovadoras para garantir que ativos, produtos, infraestrutura e processos atendam aos padrões e regulamentações de qualidade, saúde e segurança, proteção ambiental e responsabilidade social.

DIX Conteúdo e Relacionamento