Relatório da Suíça IQAir também demonstrou que apenas 10% dos países possuem uma aceitável qualidade do ar

O Brasil ficou na 57ª posição, entre 131 países avaliados, no ranking de qualidade do ar divulgado pela empresa suíca IQAir. O levantamento também apontou que 90% dos países possuem poluição média acima dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que são de 5 microgramas por metro cúbico ou menos de impurezas no ar.

Uma baixa qualidade do ar é causada, principalmente, pelo excesso de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e desmatamento, considerando que as árvores fazem um trabalho natural de resgate do CO2 da atmosfera. Uma consequência da poluição é o aumento das doenças respiratórias na sociedade, incluindo câncer de pulmão, como apontado no artigo da Revista Nature.

“É um momento em que as empresas precisam agir como responsáveis que são a respeito da poluição do ar. Existem normas, como a ISO 14001, reconhecidas internacionalmente, que auxiliam as organizações nesse caminho de ser mais sustentável, preservando a vida do planeta e das pessoas”, aponta Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação global.

A ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental – possibilita ações como reciclagem, consumo consciente de energia e redução das emissões de GEE. A norma implementa a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA), planejar, fazer, checar e agir em português, permitindo que as organizações evoluam os resultados, mesmo que já sejam positivos.

“A certificação com a norma traz sim benefícios financeiros e vantagens no posicionamento de mercado, entretanto, optar pela implementação dos requisitos dessa ISO é também uma questão de responsabilidade social”, acrescenta Bertolini.

Para empresas que desejam implementar e serem certificadas com a ISO 14001, o primeiro passo é localizar os problemas na gestão e planejar ações que os resolvam, depois executá-las, acompanhar o desempenho e, se necessário, corrigir os insucessos, para em seguida entrar em contato com um organismo certificador acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e solicitar o serviço de certificação.

A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança.

Assessoria de Comunicação da APCER Brasil