Como a conectividade IoT abre caminho para a agropecuária inteligente

Por Diego Cecchinato, vice-presidente sênior da área de Operadores Móveis da IDEMIA.

 

A tecnologia eSIM altamente avançada e a conectividade IoT estão trabalhando juntas em alguns rincões mais rurais do mundo, aumentando e melhorando a eficiência e a qualidade da produção.

Embora a combinação de conectividade de alta tecnologia IoT com lavouras extensas possa ter sido difícil de imaginar apenas uma geração atrás, especialistas preveem que a agropecuária inteligente atingirá um valor de mercado global de US$ 22,5 bilhões até 2026 (ante US$ 15,3 bilhões em 2020).

 

O impacto (e as aspirações) da agropecuária inteligente – Até 2050, haverá cerca de 10 bilhões de bocas para alimentar no planeta e a agropecuária e as indústrias agrícolas têm a necessidade de produzir alimentos suficientes para nutrir adequadamente uma população crescente. Portanto, tornar a agropecuária mais inteligente seja parte da resposta – e as fazendas inteligentes só cumprirão essa promessa por meio de uma conectividade IoT mais confiável e segura.

 

Agropecuária inteligente com sensores conectados e muito mais – Enfim, o que torna a agropecuária “inteligente”? Em uma fazenda inteligente, uma vaca pode usar um pequeno sensor conectado embutido em sua coleira que monitora e envia dados sobre seu comportamento, sono, movimento e dieta. Com esses dados, os pecuaristas podem eficientemente identificar uma vaca doente dentro do rebanho e tratar ou isolar rapidamente o animal. O mesmo sensor conectado pode identificar uma vaca quando ela é pesada e ordenhada e alertar os pecuaristas se ela está abaixo ou acima do peso ou se seu leite está contaminado.

A agropecuária inteligente vai muito além do monitoramento do gado. As possibilidades continuam a crescer a cada dia que passa, pois os dispositivos conectados agora podem controlar tratores sem motorista e sistemas de irrigação, enquanto robôs já plantam, colhem e classificam a produção.

 

Como garantir que a conectividade IoT confiável impulsione a agropecuária inteligente – Se a agropecuária inteligente vai modernizar as fazendas, seu sucesso depende inteiramente do quão confiável é a conectividade IoT em uma rede segura. A conectividade necessária para alimentar a agropecuária inteligente é semelhante à do rastreamento de ativos, pois requer o envio de pequenas quantidades de dados intermitentes. Neste caso, redes de baixa potência e de longa distância, como Narrowband e LTE-M, são ideais, mesmo se conexão de rede for instável ou o acesso a uma fonte de energia não estiver sempre disponível, como geralmente é o caso nos campos. Mais recentemente, as especificações 5G foram adaptadas também para lidar com casos de uso de baixa energia, como é a agropecuária inteligente. Independentemente do tipo de rede, seja em uma rede celular local ou em uma rede privada configurada pela fazenda, cada dispositivo deve estar equipado com um IoT SIM ou com a tecnologia eSIM para poder se conectar.

Assim, é importante ter em mente que sensores conectados à agropecuária inteligente e outros tipos de tecnologia integrados em equipamentos agrícolas passam uma quantidade substancial de tempo ao ar livre. Todos os componentes do dispositivo, incluindo a tecnologia IoT SIM ou eSIM, portanto, devem ser fortes o suficiente para resistir a condições climáticas adversas e ambientes úmidos ou enxarcados.

Uma vez que a tecnologia IoT SIM ou eSIM seja conectada de forma confiável, os sistemas de segurança de ponta a ponta podem ser acionados para garantir que as credenciais sejam enviadas para o dispositivo e todos os dados sejam trocados de forma segura. Para isso, recomenda-se que para as especificações da GSMA o IoT SIM ou eSIM integre um applet IoT SAFE a fim de estabelecer um canal de comunicação seguro com cada dispositivo.

Como líder em tecnologias de identidade, a IDEMIA tem como missão desbloquear o mundo e torná-lo mais seguro. Apoiada por P&D de ponta, a IDEMIA fornece tecnologias exclusivas, sustentadas por ampla expertise em biometria, criptografia, análise de dados, sistemas e dispositivos inteligentes.

A IDEMIA oferece aos seus clientes públicos e privados soluções de pagamento, conectividade, controle de acesso, viagens, identidade e segurança pública. Todos os dias, em todo o mundo, a IDEMIA garante bilhões de interações nos mundos físico e digital.

Com quase 15.000 funcionários, a IDEMIA conquistou a confiança de mais de 600 organizações governamentais e mais de 2.300 empresas espalhadas por 180 países, com uma abordagem impactante, ética e socialmente responsável.


Agência Fato Relevante