Adubação do solo: como conseguir os melhores resultados

 

Por Márcio Tortorelli *

 

A adubação é um procedimento importante para a agricultura que visa garantir o equilíbrio ou reposição de elementos necessários para o desenvolvimento da planta. Por isso, para que seja feita da maneira mais eficiente possível, é preciso considerar, além das características dos nutrientes e de como se comportam no solo, o modo como a aplicação dos produtos é realizada.

Entre os pontos que requerem atenção no planejamento de adubação estão o conhecimento dos nutrientes, a dosagem e o período em que devem ser aplicados e, por fim, o local e o modo de execução do processo. Vale lembrar que pesquisas sobre curva de calibração, de resposta e tabelas de adubação podem ser úteis para uma boa recomendação.

No entanto, a preparação é apenas uma das partes para se conseguir bons resultados. A outra está relacionada aos processos operacionais, que precisam ser bem direcionados para garantir o sucesso da distribuição dos nutrientes.

Visando o melhor aproveitamento, é necessário levar em conta alguns fatores como a granulometria, que é uma forma de classificar os produtos de acordo com as diferentes faixas de tamanho do grânulo. O perfil granulométrico impacta a aplicação à lanço porque as partículas mais densas conseguem maior alcance do que as menos densas, que se depositam próximo ao equipamento lançador.

Estudos, como o de Yule (2011), evidenciam que materiais mais finos tendem a se concentrar no meio da faixa de aplicação, enquanto os de maiores milimetragem se distribuem de forma mais equilibrada. Embora a regra não seja universal, ela apresenta um aspecto digno de observação na escolha do fertilizante a ser usado.

Os produtos de performance da Mosaic Fertilizantes, como o MicroEssentials, o Aspire e o K-Mag, contam com uma tecnologia exclusiva que permite reunir altas concentrações de nutrientes em um único grânulo. Além disso, a granulometria destes produtos possibilita uma aplicação fácil e uniforme proporcionando um maior alcance na hora da distribuição, lavouras bem nutridas e consequente melhor rentabilidade. Ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa é uma missão que só será cumprida com lavouras produtivas e soluções cada vez mais inovadoras.


(*) Márcio Tortorelli é diretor regional de vendas (Norte) da Mosaic Fertilizantes

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a Mosaic atua da mina ao campo. A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países, sendo uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados. No Brasil, por meio da Mosaic Fertilizantes, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais. Presente em dez estados brasileiros e no Paraguai, a empresa promove ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais onde atua e a disponibilidade de alimentos no mundo. Para mais informações, visite www.mosaicco.com.br. Siga-nos no Facebook e LinkedIn.

 


Edelman Brasil
55 11 3060 3116 | www.edelman.com.br