Ao combinar tecnologia, inovação e sustentabilidade, a empresa reforça o seu posicionamento no agronegócio, baseado nos pilares de soluções de formulações in-can, tank-mix e biológicos

 

Nos dias 3 e 4 de agosto de 2023, a Dow, empresa química de inovação e com larga expertise no desenvolvimento de soluções que atendem a todas as necessidades das etapas do manejo no agronegócio, irá participar do IV Workshop sobre Adjuvantes em Caldas Fitossanitárias, em Ribeirão Preto (SP), onde irá apresentar as principais novidades para o segmento.

Com anos de experiência na área, a Dow está reforçando a sua presença no agronegócio e aprimorando o seu portfólio de soluções para formulações agroquímicas a fim de aumentar a eficiência dos defensivos agrícolas, por meio da combinação entre tecnologia, sustentabilidade e insumos biológicos, apontados pela empresa como demandas em ascensão no mercado global.

 

O futuro do Agro – De acordo com Lucelena Cardoso, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Negócio de Soluções Industriais da Dow, as tendências em alta para o setor de formulações agrícolas nos próximos anos serão as capazes de otimizar o desempenho das culturas, maximizar a eficiência na proteção de cultivos, reduzir custos e minimizar os impactos ambientais.

“O agronegócio brasileiro vem crescendo a passos largos no Brasil. Somente no mês de maio, as exportações alcançaram o recorde de US$16,78 bilhões, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Por isso, nós da Dow estamos investindo fortemente no desenvolvimento de tecnologias de alta performance, como super umectantes, penetrantes e antiespumantes, capazes de promover maior proteção à lavoura, reduzindo o consumo de água, melhorando a absorção dos nutrientes e aumentando a  eficiência no controle de pragas e doenças”, explica Lucelena.

 

Boas-novas a caminho – Colaborando para a alta eficácia de soluções aplicadas no campo, o novo posicionamento da Dow baseia-se, sobretudo, em três pilares: formulações in-can, que são soluções de tensoativos para vários tipos de herbicidas, fungicidas, inseticidas e adjuvantes; tank-mix, cujo o cerne é o desenvolvimento de novas ferramentas específicas para adjuvantes com portfólio de especialidades e silicones; e o setor de biológicos, que são uma tendência global no segmento agrícola, voltada ao desenvolvimento de biopesticidas e soluções cada vez mais renováveis para aumentar a viabilidade e melhorar a compatibilidade com as principais cepas do mercado.

“O objetivo da nossa estratégia ao segmentar nossos produtos em três grandes pilares é desenvolver localmente soluções que atendam às diferentes necessidades dos nossos clientes. No caso das formulações in-can, os tensoativos da Dow são utilizados nas composições finais para aplicação no campo para conferir característica de espalhamento, por exemplo. Além disso, percebemos que um tipo de formulação que está ganhando espaço no mercado é o de Dispersão em Óleo (OD). Por isso, esse também é outro foco do nosso pipeline de inovação”, diz Henrique Alves, Gerente de Marketing de Soluções Agrícolas da Dow.

Já quanto à questão dos biológicos, a Dow segue investindo no desenvolvimento de soluções que ofereçam uma alternativa viável a materiais não renováveis, em equilíbrio com o uso de defensivos agrícolas químicos.

“Nosso compromisso com as boas práticas relacionadas à agenda ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) inclui uma série de iniciativas que acompanham todos os nossos processos de produção. E isso desde a redução da pegada de carbono – realizada por meio da mensuração e definição de metas de diminuição da emissão de CO2 em nossas plantas de produções locais, como a de Aratu, na Bahia –, até o investimento em pesquisas e desenvolvimento de insumos biológicos que visam atender à crescente demanda global por formulações e produtos mais sustentáveis e de alto desempenho”, completa Lucelena.

Para mais informações sobre a atuação da Dow no mercado B2B de soluções químicas para o agronegócio, ACESSE AQUI.

A Dow (NYSE: DOW) combina alcance global; escala e integração de ativos; inovação focada e expertise em ciência dos materiais; liderança em frentes de negócio; e liderança nas áreas de meio ambiente, social e governança para alcançar crescimento lucrativo e ajudar a construir um futuro mais sustentável. Sua ambição é se tornar a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo. O portfólio diferenciado de plásticos, intermediários industriais, revestimentos e silicones da Dow oferece uma grande variedade de produtos e soluções de base científica a clientes em segmentos de mercado de alto crescimento, como embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações para o consumidor. A Dow opera unidades fabris em 31 países e emprega cerca de 37.800 pessoas. Em 2022, gerou aproximadamente US$57 bilhões em vendas. Referências à Dow ou à Companhia se referem a Dow Inc. e suas subsidiárias.

VIANEWS