A Zoetis realizou dois estudos comparando a eficácia de algumas vacinas contra as doenças de Gumboro, Newcastle e Marek disponíveis no mercado nacional. O trabalho teve como objetivo comparar os principais parâmetros produtivos, além do custo de produção do Kg de frango (em R$/ton), de dois diferentes programas vacinais frente ao programa Zoetis, em uma integração de frangos de corte, localizada no Nordeste do Brasil.

O trabalho foi realizado entre abril e agosto de 2022, contabilizando um total de aproximadamente 7,5 milhões de aves.

O programa Zoetis consistiu na aplicação de uma vacina de complexo antígeno-anticorpo (cepa V877) contra a doença infecciosa da bolsa de Fabrício, mais uma vacina vetorizada para as doenças de Newcastle e Marek do mesmo laboratório.

Já os grupos concorrentes receberam, um deles, uma vacina tríplice vetorizada, com proteção para as mesmas doenças citadas, além de uma vacina viva atenuada contra o NDV, cepa C2, aplicada via spray também no incubatório, enquanto o outro foi imunizado com uma vacina de complexo antígeno-anticorpo (cepa W2512) contra a doença infecciosa da bolsa de Fabrício e uma vacina vetorizada para as doenças de Newcastle e Marek do mesmo laboratório.

O resultado atestou que grupo 1 foi melhor numericamente em todos os parâmetros quando comparado ao grupo 2. Portanto, essa diferença nos dá um indicativo de quais as melhores opções para compor os futuros protocolos vacinais nesta integração, de modo a alcançar melhores indicadores zootécnicos.

O resultado atestou que os lotes de aves vacinadas com o programa Zoetis foram melhores numericamente em todos os parâmetros (GPD, Viabilidade, Peso ao abate, FEP) quando comparado ao demais grupos. O destaque ficou conta da conversão alimentar média (CA), mais baixa nos dois comparativos, o que possibilitou uma diferença estatisticamente significativa no custo por tonelada de frango produzida. Portanto, essas diferenças nos dão um indicativo de quais as melhores opções para compor os futuros protocolos vacinais nesta integração, de modo a alcançar melhores indicadores zootécnicos e financeiros.

Como empresa líder mundial em saúde animal, a Zoetis é movida por um propósito singular: fortalecer o mundo e a humanidade por meio do avanço no cuidado com os animais. Depois de inovar maneiras de prever, prevenir, detectar e tratar doenças animais por mais de 70 anos, a Zoetis continua apoiando aqueles que criam e cuidam de animais em todo o mundo – de veterinários e donos de animais a criadores de gado e pecuaristas. O portfólio líder e o portfólio de medicamentos, vacinas, diagnósticos e tecnologias da empresa fazem a diferença em mais de 100 países. Uma empresa da Fortune 500, a Zoetis gerou uma receita de US$ 8,1 bilhões em 2022, com aproximadamente 13.800 funcionários.

Little George