Estrutura está localizada em Carambeí (PR) com obras divididas em três fases e previsão de conclusão em 2025, quando cooperativa completa 100 anos

A Frísia iniciou no primeiro semestre de 2023 a reforma da unidade de recebimento de grãos localizada em Carambeí (PR), sede da cooperativa. As obras, que irão modernizar a estrutura, estão divididas em três fases, com conclusão prevista para 2025, ano em que a Frísia completa um século. A unidade tem capacidade para 72 mil toneladas de grãos e conta com a primeira de uma série de melhorias que serão realizadas pela cooperativa.

O coordenador de engenharia e obras da Frísia, Primo Vaz da Costa Neto, afirma que, inicialmente, o projeto prevê a reforma do telhado da casa de máquinas, a troca de equipamentos, melhorias na infraestrutura das passarelas e a substituição de um secador de grãos.

“Como necessitamos manter a unidade funcionando, não é possível executar tudo de uma vez, por isso a necessidade de encaixar nas entressafras”, explicou.

A fase 1 foi iniciada em meados de abril com expectativa de encerramento no segundo semestre deste ano. Já a etapa 2, para 2024, está em fase de aprovação e visa a instalação de silos pulmões (silos de apoio para o recebimento dos grãos), para melhorar o fluxo de recepção, trocas de equipamentos de transporte, limpeza de grãos e a conversão das fornalhas de lenha para cavaco.

A terceira e última etapa ainda está em estudo e prevê a melhoria na estrutura de insumos. Com as mudanças iniciadas, haverá maior segurança nas operações da cooperativa.

“O objetivo principal é, com a implantação de novos equipamentos e estrutura, ampliarmos a disponibilidade para atendimento ao cooperado, melhorando a estrutura de recepção da unidade. A Frísia tem investido nas estruturas de armazéns e secadores para que o cooperado possa colher, levar à unidade, descarregar e rapidamente retornar ao campo para uma nova carga”, destaca Costa Neto.

Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e Tocantins, em 2021 produziu mais de 290 milhões de litros de leite, 895 mil toneladas de grãos, 89 mil toneladas de madeira e mais de 30 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 971 cooperados e 1.176 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros.

Página 1 Comunicação