Crescimento do setor agropecuário impulsiona economia e comunidades rurais com uso de tecnologias e máquinas agrícolas bem conservadas

O Dia do Agricultor (28/7) é uma data importante para reconhecer o trabalho no campo, que desempenha um papel fundamental na produção de alimentos e no desenvolvimento das comunidades rurais. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve crescimento de 1,9% no primeiro trimestre desse ano, em comparação com o período do ano anterior. Esse resultado teve como influência, o aumento de 21,6% na produção agropecuária nacional, de acordo com dados divulgados pelo IBGE.

Ainda, de acordo com a pesquisa, somando a alta atividade do setor aos bens e serviços finais produzidos no Brasil, o PIB chegou a R$ 2,6 trilhões em valores correntes. Em comparação com 2022, houve um aumento de 4,0%.

Para alcançar esse sucesso na agricultura, é essencial para o setor utilizar máquinas agrícolas eficientes e com boa conservação. E um elemento crucial para o bom funcionamento dessas máquinas é o uso adequado de lubrificantes. Luiz Maldonado é CEO da Lubvap Special Lubricants, e explica que existem produtos com novas tecnologias de destaque para acompanhar o avanço do setor:

À medida que a tecnologia e a automação continuam a transformar o setor agrícola, os lubrificantes também avançam no mercado para trazer melhor desempenho às máquinas agrícolas. Investir na escolha correta desses produtos e na manutenção adequada das ferramentas é fundamental para alcançar resultados positivos no campo”, garante o especialista.

As máquinas agrícolas mais comuns e amplamente utilizadas incluem tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, e implementos diversos. Essas ferramentas são projetadas para facilitar uma série de tarefas, desde o preparo do solo até a colheita.

As colheitadeiras são essenciais para a safra de culturas como milho, soja, trigo, arroz e algodão. Elas são projetadas para realizar a colheita de forma eficiente e rápida, poupando tempo e mão de obra. As colheitadeiras modernas são equipadas com sistemas avançados de monitoramento e automação, permitindo o controle preciso da colheita e a otimização dos resultados.

Máquinas agrícolas modernas estão cada vez mais incorporando tecnologia e automação para melhorar a eficiência e produtividade. Além de proteger e prolongar a vida útil das máquinas, lubrificantes contribuem para a redução do consumo de combustível, melhoram a eficiência operacional e minimizam os custos de manutenção”, explica Luiz.

Ao reduzir o atrito, os itens também contribuem para o aumento da eficiência da atividade. Menos atrito significa menos perda de energia e maior aproveitamento do combustível também, o que resulta em menor consumo de combustível e maior economia para o agricultor. Além disso, um produto com qualidade diferenciada melhora o desempenho das máquinas, garantindo um funcionamento seguro e confiável.

É sempre indicado utilizar produtos de boa qualidade, como os de marcas conhecidas mundialmente: Kluber, Mobil, Rocol, Shell e Texas, que são de alto desempenho e proporcionam vida útil mais longa aos componentes, além de intervalos maiores de relubrificação e manutenção. Esses componentes contêm aditivos que formam uma película protetora sobre as superfícies metálicas, prevenindo a corrosão e garantindo a integridade dos equipamentos agrícolas.

Além disso, ajudam a controlar a temperatura das máquinas. Durante o funcionamento, as máquinas geram calor devido à fricção entre os dispositivos móveis. Um lubrificante de qualidade adequada é capaz de dissipar esse calor e evitar o superaquecimento das peças, garantindo o bom desempenho e a durabilidade das máquinas.

Cada aparelho tem suas próprias especificações e requisitos de lubrificação, e é essencial seguir as recomendações do fabricante.

A Lubvap Special Lubricants, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções de lubrificação, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, atua em todo o Brasil, com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza industrial e (solventes e desengraxantes).

Oficina da Comunicação Integrada