Com a melhoria do sinal da internet no campo, o produtor está cada vez mais conectado. Foi este cenário que estimulou a Marajoara Laticínios a desenvolver o aplicativo Milk+ para atender os produtores de leite que são fornecedores da indústria

Através do aplicativo, ele acompanha o volume de leite coletado a cada dia, assim como o acumulado do mês. Também são disponibilizados os resultados da análise mensal da qualidade do leite, que é feito com as amostras individuais de cada produtor  pelo laboratório do Centro de Pesquisa de Alimentos da  Universidade Federal de Goiás.

“Por meio da tecnologia, nós ficamos  muito mais perto do produtor, em uma relação de transparência. Rapidamente, ele  tem acesso à informações que antes ele precisava ficar controlando manualmente. Os ganhos são menos estresse, mais praticidade e mais confiança na relação entre parceiros”, diz

A tecnologia não irá afastar dos produtores da empresa. Pelo contrário, irá otimizar a atuação dos supervisores de campo, que visitam cada um dos fornecedores pelo menos uma vez por mês para dar consultorias preventivas ou corretivas. “O aplicativo só traz mais informações que ajudam na tomada de decisão em tempo real. O atendimento humano continua sendo imprescindível”, diz João Paulo Marçal Domingos, especialista em tecnologia da informação da Bioma Investimentos, responsável pelo desenvolvimento do aplicativo.

O agrônomo e supervisor de campo, Gabriel Victor Silva Neto, explica que o produtor terá os resultados da análise do leite mais rapidamente e, assim, as equipes poderão intervir com as medidas de correção de forma mais célere. “Com o histórico dos meses, também vai ficar mais fácil constatar como está sendo a evolução dos resultados”, diz.

Na análise mensal são avaliados cinco elementos do leite: índice de gordura, índice de proteína, a  Contagem de Células Somáticas (CCS) e a Contagem Padrão em Placas (CPP).

O MIlk+ também vai disponibilizar informações de mercado e de utilidade para o dia a dia do produtor, que serão produzidas pela própria equipe de comunicação da Marajoara Laticínios. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na playstore dos smatphones Android ou pela App Store dos smartphones da Apple.

Aplicativo deve aumentar as funcionalidades nos próximos meses. Atualmente, a empresa possui 591 produtores cadastrados.


Comunicação Sem Fronteiras