Projeto da FMC colabora com a rastreabilidade e auxilia a produção de alimentos saudáveis

Constantemente, a FMC, empresa de ciências para agricultura, busca ferramentas para auxiliar o produtor de hortifruti do plantio até a colheita. Dentre seus projetos está o Colha Mais Sustentabilidade, que, ganhou este mês o Selo de Sustentabilidade MIP Experience do Campo a Mesa, aprovado pelo MAPA para os produtos focados em FLV.

O intuito do programa da FMC é contribuir com a produção de alimentos saudáveis, livre de resíduos, através do manejo com produtos biológicos e químicos de baixa carência e alta performance, corroborando com a rastreabilidade, além do fomento do manejo integrado de pragas (MIP) com menor emissão de carbono. “A rastreabilidade feita pela Paripassu (instituição responsável pela rastreabilidade, gestão de qualidade e indicadores de performance da produção agrícola) baseado nas ultimas análises mostra que as soluções da FMC, utilizadas pelos produtores de hortifruti de forma correta, não deixam resíduos, além de atestar o manejo intermediário, entre o convencional e o orgânico, e, principalmente, a prática e o uso de produtos biológicos”, explica Luís Grandeza (foto), gerente de culturas da FMC.

Grandeza ressalta que o projeto está em consonância com as necessidades do mercado e dos agricultores, visto que eles precisam de produtos com menor carência, principalmente os inseticidas. “Nas gôndolas, os produtos finais precisam oferecer segurança, ou seja, dentro dos Limites Máximos de Resíduos, estabelecidos para o mercado. Isso somente é possível se os inseticidas, fungicidas, herbicidas, bionematicidas e biopotencializadores, aplicados no cultivo, seguirem as regras de rastreabilidade estabelecidas para os alimentos hortifruti. O propósito é fomentar o negócio do produtor e entregar um alimento de qualidade para o consumidor final, que, muitas vezes acontece através dos supermercados.”

Para receber a certificação, as análises dos produtos da FMC apresentaram zero ou dentro dos limites de resíduos estabelecidos, monitorados pós-colheita. Além disso, as pesquisas revelaram que foi possível produzir mais quilos de alimentos por quilo de C02 emitido, ou seja, uma relação positiva versus os padrões de mercado. “Como resultado, temos produtos com alta qualidade e que foram produzidos de forma segura, sustentável e que geraram mais rentabilidade ao produtor”, diz o gerente.

Para atingir esses objetivos, o Colha Mais Sustentabilidade conta também com as práticas estabelecidas pelos Programas de Manejo Integrado de Pragas, o MipExperience em parceria com a Promip. A iniciativa estimula a produção de alimentos livres de resíduos com ênfase no controle biológico aplicado integrado a outras táticas de manejo e, ainda, apoia ativamente o agricultor e divulga os benefícios do certificado, identificando os agricultores “fornecedores” qualificados pelo sistema.

 

Entrega – Durante a Hortitec, mais importante exposição do setor hortifrutícola da América Latina, que aconteceu em Holambra (SP), entre 21 e 23 de junho, o programa MipExperience, da Promip, lançou, oficialmente, o selo MipXP. Na ocasião, foi recebido o termo de reconhecimento e a chancela do Ministério da Agricultura e Pecuária com a presença do coordenador de Agregação de Valor do Ministério da Agricultura, Marcus Vinícius de Miranda Martins.

“Este é um grande momento para todos os produtores, empresas e parceiros envolvidos no Programa MipExperience, que representa o reconhecimento pelo trabalho que estamos desenvolvendo para a revitalização do conceito de MIP. O selo é a garantia de que frutas, verduras e legumes disponíveis no varejo chegam às prateleiras através de processos seguros, sustentáveis, em relação ao manejo do solo, à irrigação, ao uso de fertilizantes, agroquímicos e defensivos de matriz biológica”, destaca Marcelo Poletti, diretor da Promip e idealizador do programa.

A FMC Corporation é uma empresa global de ciências para a agricultura, dedicada a ajudar os agricultores a produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para uma população mundial em expansão ao mesmo tempo em que se adapta a um ambiente de constantes mudanças. As soluções inovadoras da FMC para proteção e nutrição de cultivos, como biológicos, agricultura de precisão e digital, permitem que os agricultores, consultores agrícolas e profissionais enfrentam seus maiores desafios no manejo de pragas e doenças, ao mesmo tempo em que protegem o meio ambiente. Com cerca de 6.400 funcionários  em mais de 100 unidades ao redor do mundo, a FMC está comprometida com a descoberta de novos ingredientes ativos para herbicidas, inseticidas, fungicidas, novas formulações de produtos químicos e biológicos e tecnologias pioneiras que são melhores para o planeta.


Alfapress Comunicações