Aplicativo gratuito passa a oferecer indicadores e monitoramento do gado em confinamento, além de notícias importantes para a tomada de decisão no campo

A Friboi, empresa da JBS líder no segmento de carne bovina no Brasil, avançou mais um passo para contribuir com a digitalização da pecuária brasileira. A Companhia acaba de lançar a nova versão do App Friboi Pecuarista, que traz como principais novidades uma ferramenta de gestão do gado para os fornecedores diretos do negócio e informações em tempo real para toda a cadeia da pecuária, como a previsão do tempo e notícias sobre o mercado.

A versão atualizada do app reúne os principais indicadores de desempenho para auxiliar no processo de gestão dos mais de 80 mil fornecedores com cadastro na Friboi. Em um único canal, o criador pode monitorar o status do seu rebanho desde o transporte do gado para a indústria até o pagamento pelo lote. Entre as informações que o pecuarista tem acesso estão a evolução da engorda, o momento preciso de ida para o processamento na unidade industrial da Friboi, a condição da carcaça e, por meio de gráficos, administrar o resultado obtido com cada animal. Todos os dados ficam armazenados no app.

“A relação entre indústria e criadores de gado deixou de ser somente comercial. É cada vez mais importante a sintonia fina entre os dois elos da cadeia produtiva para atender, com qualidade, a crescente demanda nacional e internacional por carne bovina”, explica o diretor-executivo de Originação da Friboi, Eduardo Pedroso. A Originação é o departamento responsável pela compra de bovinos do negócio.

Outra novidade é a integração com o sistema de gestão de gado do Boitel, ferramenta de inclusão comercial e tecnológica da JBS, que beneficia os produtores com o confinamento do gado sem necessidade de desembolso, e com um completo serviço de terminação, protocolo sanitário e rastreabilidade da engorda com habilitação para Europa (lista TRACES). Com essa funcionalidade, o criador verifica a evolução do peso de seus animais, os dados de saúde e a previsibilidade de abate.

“O confinamento antecipa em pelo menos 1 ano e meio o tempo de engorda a pasto. Nos Boiteis JBS próximos às unidades habilitadas para a China, é uma ferramenta de qualificação do gado para exportação e acesso a valor agregado na venda ao pecuarista parceiro”, destaca Pedroso.

Uma das principais facilidades para o dia a dia do criador de gado, promovida pelo App Friboi Pecuarista, é a central de documentação para gestão na fazenda. Na palma da mão, em um sistema de fácil usabilidade, o produtor tem acesso aos documentos de sua negociação com a Friboi. São informações de faturamento (notas fiscais), romaneio e os acertos comerciais entre as partes — num único lugar e de forma segura.

No aplicativo, é possível checar também, em tempo real, o Farol da Qualidade, uma ferramenta da Friboi que explica os parâmetros de sexo, maturidade, peso e acabamento de gordura do rebanho vendido à empresa. A partir da análise desses quatro parâmetros, as cores verde, amarelo ou vermelho são atribuídas ao lote e, de uma maneira muito simples, a indústria consegue mostrar ao pecuarista um feedback sobre seus acertos e oportunidades de melhorias na criação do rebanho.

Com mais uma novidade, o App Friboi Pecuarista dá acesso a informações de mercado, disponibilizadas, inclusive, até para os produtores que ainda não são fornecedores da JBS. Em parceria com o Canal Rural, o aplicativo passa a oferecer, de forma gratuita, notícias, dicas, previsão do tempo e outros dados atualizados pela equipe do programa “Giro do Boi”, que é exibido diariamente pela emissora de TV.

Para quem não faz parte da base de fornecedores da Friboi, o app tem uma área de atendimento. O cadastro é feito no próprio aplicativo e direcionado para a equipe que posteriormente fará o contato. O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas iOs e Android até mesmo para produtores sem relação comercial com a empresa.

Líder de mercado no Brasil e com mais de seis décadas de história, a Friboi revolucionou o segmento de proteína animal ao “descomoditizar” a carne bovina. Presente em mais de 150 países, conta com 36 unidades produtivas no país, responsáveis por produzir um dos portfólios mais completos do setor, que são comercializados sob as marcas Friboi, Reserva Friboi, Maturatta Friboi, Do Chef Friboi, 1953 Friboi e Swift Black. A empresa também conta com programas customizados para clientes do varejo e atacado, como o Friboi +, seu Açougue Nota 10, presente em mais de 2.100 lojas e que segue o mesmo padrão de serviço e atendimento, garantindo a melhor exposição dos cortes, apoio na gestão e melhoria na lucratividade do lojista. Em reconhecimento ao alto padrão de qualidade de seus produtos, a Friboi mantém importantes conquistas, como o selo “A Carne mais vendida no Brasil”, chancelado pela consultoria Nielsen. A Friboi foi certificada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) como de Alto Renome. O selo conferido à marca garante a exclusividade de uso em qualquer segmento de atuação e garante critérios como o reconhecimento e a reputação associada à qualidade. O reconhecimento também foi reforçado com o título da Top of Mind 2021, como a marca de carne mais lembrada pelo consumidor brasileiro.

Com foco na garantia de origem, na qualidade e na segurança do alimento entregue ao consumidor, desde o bem-estar animal até a entrega do produto final, a Companhia adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de gado de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos. Pela frente social, a Friboi apoia o projeto Instituto Chefs Especiais desde 2013 e também é uma das patrocinadoras da Taça das Favelas, organizada pela Central Única das Favelas (Cufa) e considerada a maior competição entre comunidades do mundo.

A JBS é a maior indústria de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 250 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em todos os continentes, em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é a maior empregadora. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, e assumiu em março de 2021 o compromisso de se tornar Net Zero até 2040. Isso significa que a JBS vai zerar o balanço líquido das suas emissões de gases causadores do efeito estufa, reduzindo a intensidade das emissões diretas e indiretas e compensando toda a residual. A JBS foi a primeira empresa global do setor de proteína a estabelecer esse compromisso, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

FSB Comunicação